CARGAS ESPECIAIS
OBTENÇÃO DE AET
TAXAS E TARIFAS
LEGISLAÇÃO
  - Guia para elaboração do projeto
  - Cargas e veículos que precisam de AET
  - Guia p/ obtenção AET no DNIT
  - Guia p/ obtenção AET no DER/SP
  - Guia p/ obtenção AET na CET/SP
  - Guia p/ obtenção AET no DER/RJ
  - Guia p/ obtenção AET na CET/RJ
  - Guia p/ obtenção AET no DER/MG
  - Guia p/ obtenção AET no DER/ES
  - Guia p/ obtenção AET no DAER/RS
  - Guia p/ obtenção AET no DER/PR
  - Guia para obtenção de AET em SC
  - Como é o preenchimento da AET
  - Demais órgãos que exigem AET
  - Taxas para expedição de AET
  - Tarifas pelo uso da via (TUV, TAP)
  - Tarifas acomp. concessionárias SP
  - Tarifas CET/SP e Concessionárias
  - Tarifas no SAI
  - Taxas de Escolta Policial
  - Tarifas de pedágio
  - Limites p/ inversão de pista no SAI
  - Outros preços (referenciais)
  - Resolução 11/04 do DNIT
  - Portaria 22/10 do DER/SP
  - Portaria 05/82 da CET/SP
  - Instr. Normativa 11/94 DER/PR
  - Instr. Normativa 63/07 DAER/RS
  - Resolução SMTR 1826 - CET/RJ
  - Resolução 210/06
  - Artigo 101 do CTB

AET - Autorização Especial de Trânsito
Conteúdo
SOBRE CARGA EXCEDENTE E AET
  O que é carga indivisível
  O que é carga excedente
  O que é veículo especial
  O que carga indivisível composta
  O que é AET
  Cargas que precisam de AET
  Como é o requerimento da AET
  Preenchimento AET DER/SP
  Preenchimento AET DNIT
  Documentos necessários
  Órgãos que emitem AET
  Prazos para concessão da AET
  Tipos de AET
  Resumo dos requisitos DER/SP
  Resumo dos requisitos DNIT
PESOS E LIMITES LEGAIS
  Pesos Lei da Balança - CONTRAN
  Dimensões regulamentares
  Pesos para cargas especiais
  Pesos permitidos para guindastes
ROTEIRIZAÇÃO
  Como é a Roteirização
  Condição das rodovias por UF
  Rodovias Concessionadas - pedágio
  Condição das rodovias federais
  Principais ligações
  Rodovias com Pesagem
  Postos da PRF
  Polícias Rodoviárias Estaduais
  Rodovias Federais Delegadas
  Rodovias com Restrição
  PNV ACRE 2013
  MAPA ACRE
  PNV ALAGOAS 2013
  MAPA ALAGOAS
  PNV AMAPÁ 2013
  MAPA AMAPÁ
  PNV AMAZONAS 2013
  MAPA AMAZONAS
  PNV BAHIA 2013
  MAPA BAHIA
  PNV CEARÁ 2013
  MAPA CEARÁ
  PNV DISTRITO FEDERAL 2013
  MAPA DF
  PNV ESPÍRITO SANTO 2013
  MAPA ESPIRITO SANTO
  PNV GOIÁS 2013
  MAPA GOIÁS
  PNV MARANHÃO 2013
  MAPA MARANHÃO
  PNV MATO GROSSO 2013
  MAPA MATO GROSSO
  PNV MATO GROSSO DO SUL 2013
  MAPA MATO GROSSO DO SUL
  PNV MINAS GERAIS 2013
  MAPA MINAS GERAIS
  PNV PARÁ 2013
  MAPA PARÁ
  PNV PARAIBA 2013
  MAPA PARAÍBA
  PNV PARANÁ 2013
  MAPA PARANÁ
  PNV PERNAMBUCO 2013
  MAPA PERNAMBUCO
  PNV PIAUÍ 2013
  MAPA PIAUÍ
  PNV RIO DE JANEIRO 2013
  MAPA RIO DE JANEIRO
  PNV RIO GRANDE DO NORTE 2013
  MAPA RIO GRANDE DO NORTE
  PNV RIO GRANDE DO SUL 2013
  MAPA RIO GRANDE DO SUL
  PNV RONDÔNIA 2013
  MAPA RONDONIA
  PNV RORAIMA 2013
  MAPA RORAIMA
  PNV SANTA CATARINA 2013
  MAPA SANTA CATARINA
  PNV SÃO PAULO 2013
  MAPA SÃO PAULO
  PNV SERGIPE 2013
  MAPA SERGIPE
  PNV TOCANTINS 2013
  MAPA TOCANTINS
ESCOLTA
  Tabela de Escolta DNIT/PRF
  Tabela de Escolta DNIT/PRF - Eólica
  Tabela de Escolta DER-SP
  Tabela de Escolta DER-PR
  Tabela de Escolta DAER-RS
  Tabela de Escolta DER-RJ
  Legislação da PRF
  Legislação do DER-SP
LEGISLAÇÃO
  Rodovias Federais
  Rodovias Paulistas
  Vias Municipais de São Paulo
  Rodovias Paranaenses
  Rodovias Gaúchas
  Vias Municipais
OPERAÇÃO
  Concessionárias de energia elétrica
  Acionamento da Escolta Policial
  Programação de travessia
  Placa de Sinalização dos Veículos
  Tolerâncias na fiscalização da AET
  Horários de trânsito
  Trânsito Noturno
  Pesagem de cargas especiais
  Acompanhamento de travessias
  Limites para bloqueio SAI
  Sinalização especial Autoban
  Remoção cancela praça de pedágio
TAXAS E TARIFAS
  Taxas para expedição de AET
  Cálculo da TUV
  Cálculo da TAP
  Cálculo da TAP no SAI
  Tarifa de Concessionárias SP
  Pedágio
VEÍCULOS
  Tipos de Veículos especiais
  Características dos Veíc. especiais
  Como é o Dimensionamento
PROBLEMAS COM FISCALIZAÇÃO
  Placa de sinalização bipartida
  Pára-choque em linha de eixo
  Placa veic. traseira linha de eixos
  Falta de pára-barro
  Carga com 2 ou mais unidades
  Falta de plaqueta tara e lotação
OUTROS TIPOS DE AET's
  AET para Guindastes
  AET para Produtos Siderúrgicos
  AET para Cegonheiras
  AET Contêineres High Cube
  Transporte de Rochas
   Tanques c/ excesso de 5% no PBT
   Veíc. com Dimensões Excedentes
   CVC's - Rodotrem e Treminhão

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Documentação obrigatória para requerimento de AET


A documentação exigida para obtenção de Autorização Especial de Trânsito - AET varia de órgão para órgão, mas de um modo geral é a necessária para verificar a capacidade técnica dos veículos especificados para o transporte, como os Certificados de Licenciamento, assim como Declarações do Fabricante ou Embarcador para comprovação de peso e dimensões da carga.
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DOCUMENTAÇÃO DNIT - RODOVIAS FEDERAIS

Número ou cópia do CLRV dos veículos, conforme Art..22., e

Indicação e assinatura de um engenheiro , conforme Art. 23. sempre que o conjunto transportador apresentar peso bruto total igual ou superior a 100 t (cem toneladas), ou largura igual ou superior a 6,00 m (seis metros), ou altura igual ou superior a 5,50 m (cinco metros e cinqüenta centímetros)

Estudo prévio das obras de arte especiais, feito por empresa especializada, para conjuntos com PBT acima de 213,0t.


Nota: no trecho da BR-116 operado pela Novadutra, a concessionária exige um Laudo de Vistoria para cargas com PBT > 150t. Confira detalhe aqui>>>

DOCUMENTAÇÃO DER/SP - RODOVIAS PAULISTAS

Cópia legível do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) de todos os veículos incluídos na solicitação;

Nota Fiscal ou declaração do contratante do transporte em papel timbrado do fabricante, remetente, ou destinatário, informando natureza, características dimensionais e peso de carga, com a indispensável identificação do responsável (nome, cargo e telefone para contato), sendo vedada a apresentação de fax, cópia ou e-mail;

Quando a Nota Fiscal não apresentar as características dimensionais e peso da carga, deverá, obrigatoriamente, ser acompanhada da declaração referida acima;

Croquis com pesos e dimensões do conjunto transportador, devendo para as combinações previstas no subitem 6.12. desta Norma ser assinado pelo Responsável Técnico. Vide exemplo;

Catálogo do fabricante ou Nota Fiscal, quando se tratar de máquina ou equipamento novo;

Declaração do proprietário, quando a carga for constituída de máquina ou equipamento que não na condição anterior;

Procuração, no caso em que a solicitação da AET seja feita pelo representante legal;

Cópia da ART - Anotação de Responsabilidade Técnica para veículo ou combinação de veículos com PBTC acima de 100,0 tf, altura superior a 5,50 m, largura maior que 6,50 m, comprimento maior que 45,00 m, na ocorrência de qualquer uma destas condições.

Cópia da Licença Complementar ou da Autorização de Caráter Ocasional para veículos de empresas estrangeiras transportando cargas objeto desta Norma.

Folha resumo dos documentos exigidos, de acordo com o modelo estabelecido no ANEXO IV.

Estudo de Viabilidade das obras de arte especiais executado por empresa de engenharia cadastrada no DER para conjunto transportador com PBT/PBTC superior a 213,0 tf. Leia mais aqui>>>


DOCUMENTAÇÃO CET/SP - VIAS MUNICIPAIS SÃO PAULO

Fotocópias dos certificados de registro dos veículos, reboques e semi-reboques;

Apresentação de um dos documentos abaixo mencionados:

  • fotocópia da nota fiscal da carga a ser transportada;
  • declaração do fabricante indicando as características, dimensões e peso da carga;
  • catálogo do fabricante;

Termo de responsabilidade assinado pelo representante da transportadora, para a carga que exceder limites especificados pelo artigo 81 do RCNT e por engenheiro registrado no CREA, na qualidade de responsável técnico pelo transporte, acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, para carga que exceda os seguintes limites:

  • peso total: 80 toneladas;
  • altura máxima: 5 metros;
  • largura máxima: 5 metros;

Projeto do conjunto transportador, assinado pelo responsável técnico da travessia, quando exceda os limites especificados no parágrafo único deste artigo, mencionados:

  • dimensão e peso total;
  • posicionamento e amarração da carga;
  • distribuição de peso por eixo ou conjunto de eixo;

Laudo técnico das obras de artes a serem transpostas por conjunto transportador com carga superior a 100 toneladas, assinado por consultor técnico credenciado pela Secretaria de Vias Publicas - SVP, da Prefeitura do Município de São Paulo.


DOCUMENTAÇÃO DER/MG - RODOVIAS MINEIRAS

Cadastro da empresa junto ao DER/MG

Documentos do Cavalo e da Carreta (CRLV)

Estudo de viabilidade para cargas acima de 175,0t


Nota: no trecho da MG-050 operado pela Nascentes das Gerais, a concessionária exige Estudo de Viabilidade para cargas com PBT > 150t. Confira detalhe aqui>>>


DOCUMENTAÇÃO DER/PR - RODOVIAS PARANAENSES

Certificados de licenciamento do cavalo e da carreta;

Projeto do veículo transportador e da carga, assinado por responsável técnico, apresentando os seguintes detalhes: dimensões e peso do veículo com a carga; posicionamento e amarração da carga e distribuição de peso por eixo ou conjunto de eixos.

Manifesto da carga, catálogos, ou declaração do fabricante da peça, para fins de comprovação do peso;



DAER/RS - RODOVIAS GAÚCHAS

O Laudo Técnico de Responsabilidade pelo conjunto transportador deve ser feito em formato indicado pelo DAER: confira modelo aqui>>>. Não confundir este Laudo com o Laudo Técnico de Viabilidade Estrutural exigido para cargas com PBT acima de 175 toneladas (vide condições para transposição de pontes e viadutos, abaixo.)

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