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Conteúdo...
CAUSAS DOS ACIDENTES
Problemas na amarração da carga
Problemas na distribuição de peso
Por que os veículos de carga tombam?
O que é efeito "L" ou "Canivete"?
O que é efeito Slosh?
Mitos e manias no transporte de cargas
Excesso de jornada
Efeitos do excesso de peso
COMO EVITAR OS ACIDENTES
Medidas para prevenção do Motorista
Medidas para prevenção da Manutenção
Medidas para prevenção das deficiências da infraestrutura
ESTUDOS, PESQUISAS & ENSAIOS
Artigos

Avaliação da Estabilidade Lateral em Conjuntos de Veículos de Carga

Análise de falhas mecânicas em componentes e veículos de carga.
Ensaio do sistema de freio pneumático de veículos rebocados.
INSPEÇÃO DE VEÍCULOS
Verificação da estabilidade de veículos pesados
Avaliação técnica de projetos de equipamentos de transporte
PERÍCIAS E AVALIAÇÕES
Perícias de engenharia na área mecânica
Reconstituição de acidentes de trânsito
TRÂNSITO E TRANSPORTE
Treinamentos em segurança no transporte
Treinamentos em gestão de frota com foco na “Lei da Balança”
ESTATÍSTICAS
Acidentes com Bitrem
Acidentes com Guindastes
Idade da frota
Idade dos motoristas
NOVAS TECNOLOGIAS
Leia artigo sobre o assunto
FONTE DE DADOS E INFORMAÇÕES

Os dados e informações da seção de gestão da segurança no transporte rodoviário de cargas têm como fonte o trabalho do Eng.º Rubem Melo, foto abaixo.

Rubem Penteado de Melo é Engenheiro Mecânico com pós-graduação em engenharia de produção e mestrado em engenharia mecânica. Foi engenheiro projetista da Bernard Krone do Brasil (fabricante de semi-reboques e da Ford New Holland (fabricante de máquinas agrícolas). Atuou ainda como engenheiro industrial, gerente de produto e atualmente é diretor, responsável pela área da qualidade nos serviços de inspeção de segurança de veículos sinistrados e alterados e inspeção de veículos que transportam produtos perigosos na Transtech Ivesur Brasil Ltda. Foi vencedor do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito de 1996.

contato: [email protected]

Medidas para prevenção de responsabilidade do motorista

Uma inspeção visual simples e rápida (de apenas 10 minutos), feita pelo próprio motorista antes de cada viagem poderia identificar mais de 50% das causas de paradas e até de acidentes com veículos de carga.

No entanto muitos alegam: “não é cultura do nosso caminhoneiro” ou “eles tem resistência a esse tipo de atitude”. E o máximo que se vê, é o motorista com o martelinho de madeira batendo nos pneus para “verificar” se estão calibrados.

No entanto, pouco mais de 30 itens examinados poderiam evitar grandes transtornos e custos com paradas e acidentes.

Basta ter um procedimento claro e um check-list simples, treinamento e um pouco de boa vontade, e a “cultura” do motorista inspecionar o veículo periodicamente se estabeleceria.

E os resultados seriam fantásticos.

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