![]() Quatro fatores são diretamente afetados pelo alinhamento da carreta: o consumo de combustível, a segurança do veículo, o desgaste dos pneus e a vida útil dos componentes mecânicos |
Alinhar regularmente os eixos de todos os semi-reboques é uma ótima estratégia para reduzir o custo operacional e aumentar a segurança de sua frota
As pessoas se surpreendem quando fazem as contas e vêem o quanto é possível economizar com o alinhamento dos eixos das carretas (semi-reboques). Mais do que desgastar irregularmente os pneus, carretas que rodam desalinhadas causam um considerável aumento no consumo de combustível do veículo.
Algumas transportadoras que têm obtido excelentes resultados no gerenciamento de seus custos operacionais estão percebendo que, ao contrário do que muita gente pensa, alinhar os eixos da carreta é tão importante quanto alinhar os do cavalo mecânico. Isso porque a carreta que roda desalinhada interfere diretamente na maneira como o veículo se comporta na estrada.
Mesmo que o cavalo mecânico esteja completamente alinhado, com a carreta desalinhada o conjunto irá sempre “puxar“ para um lado. Neste caso, o desgaste dos pneus será irregular não apenas no semi-reboque, mas também no cavalo mecânico, reduzindo a vida útil dos pneus.
Esta situação leva a um problema ainda mais grave: o consumo excessivo de combustível. Desalinhado, o veículo sofre naturalmente uma resistência maior do que a normal. Ele roda sem que o pneu mantenha contato adequado com o solo, levando então ao maior consumo de combustível.
Mais produtividade e rentabilidade
Segundo estudos da Truck Center Equipamentos Automotivos, empresa paranaense especializada no desenvolvimento de equipamentos para o alinhamento de veículos, quando o transportador observa o correto alinhamento das carretas ele está aumentando a produtividade e arentabilidade da frota. Isso porque há quatro fatores diretamente ligados ao alinhamento da carreta: o consumo de combustível, a segurança do veículo, o desgaste dos pneus e também dos componentes mecânicos – como freios, rolamentos e diferencial, por exemplo.
![]() Carreta alinhada leva ao aumento da velocidade média em viagens |
A Truck Center já fez vários testes que mostraram que é possível economizar muito neste campo. Em um destes testes, foram realizadas seis viagens de 120 quilômetros cada. A prova consistiu na medição do consumo de combustível de um caminhão 4x2, com semi-reboque de três eixos transportando blocos de concreto. Sempre com o cavalo mecânico alinhado, o teste começou com a carreta totalmente desalinhada, depois passou pelo alinhamento parcial para, na última viagem da série, verificar o desempenho do veículo com a carreta alinhada corretamente (veja ilustrações 1, 2 e 3).
Primeiro, com os eixos desalinhados em S (1), os técnicos perceberam que o semi-reboque puxava um pouco para a esquerda e que, nas subidas, era difícil manter as marchas mais leves, como 8ª alta e 8ª baixa. A velocidade média registrada no percurso foi de 52,3 km/h e o consumo foi de 1,81 km/litro. Depois, com todos os eixos paralelos entre si (mas não perpendiculares ao chassi do veículo), a carreta passou a puxar muito para o lado esquerdo (2). A velocidade média foi de 56,3 km/h e o consumo passou a 1,88 km/litro.
Finalmente, com todos os eixos da carreta alinhados, o veículo atingiu a maior velocidade média do teste (58,7 km/h), e cravou 1,92 km/litro – alcançando economia de mais de 7% no consumo de combustível em relação ao mesmo veículo com a carreta desalinhada (veja gráfico abaixo). Com o teste, ficou claro que o consumo de combustível aumenta quando a carreta está desalinhada.
Economize um mês e meio de estrada
![]() Equipamentos são os mesmos usados para alinhar o cavalo mecânico |
O estudo também identificou que o motorista tem melhor controle sobre o veículo quando o semi-reboque está alinhado, e que, com a carreta alinhada, houve elevação da velocidade média: de 52,3 km/h para 58,7 km/h – ou seja, um aumento de 12,2% na produtividade geral do conjunto. Segundo o estudo, no período de um ano o conjunto alinhado rodará 22.000 quilômetros a mais do que um desalinhado. Este ganho equivale a um mês e meio de estrada por ano!
Agora, a informação mais surpreendente: somadas apenas as economias de combustível (7%) e de pneus (20%) obtidas com o alinhamento das carretas, uma transportadora que possua 30 conjuntos poderá poupar cerca de 135 mil dólares por ano – ou seja, o suficiente para comprar um conjunto (cavalo mecânico mais carreta) zero quilômetro.
Mais economia
Há outros pontos a considerar sobre o alinhamento de semi-reboques. Quando o frotista adquire uma carreta nova, ela vem equipada com pneus também novos. Neste caso, o prejuízo de rodar sem o correto alinhamento na carreta será ainda maior.
Outro fator que deve ser considerado se a carreta estiver desalinhada é o aumento do desgaste das peças mecânicas. Rolamentos, freios, tirantes, borrachas, motor, etc. são sempre mais exigidos nesta condição.
Diante de tantas implicações, não é difícil concluir que alinhar a carreta é uma decisão sempre vantajosa, uma vez que faz com que prejuízos maiores sejam evitados adiante.
A Pirelli recomenda que o alinhamento dos eixos seja revisto a cada 10 mil km, tanto no cavalo mecânico quanto na carreta ou mesmo nos ônibus. Se o veículo trafega com mais pneus do segmento R (road, de média severidade), por exemplo, o que envolve trajetos por estradas com mais curvas, subidas e descidas, este ciclo de checagem deverá ser encurtado. Já em percursos de baixa severidade, compostos somente por estradas bem conservadas e retilíneas, pode-se fazer a verificação do alinhamento do conjunto (incluindo a carreta) a cada 20 mil km.
Mas atenção: para obter uma boa operação de alinhamento é recomendável procurar um Truck Center especializado, que disponha de profissionais experientes e equipamento adequado para isso. O equipamento deverá estar sempre muito bem calibrado e aferido, sob risco de a carreta sair da loja pior do que entrou.
Onde buscar apoio técnico
![]() Procure profissionais reconhecidamente treinados para executar este serviço |
Para não correr riscos, basta procurar qualquer um dos Truck Centers Pirelli sempre que precisar conferir o alinhamento de seus semi-reboques (veja qual a unidade mais perto de você). Os Truck Centers Pirelli estão preparados para oferecer este serviço com garantia de qualidade e eficiência. O tempo médio para a verificação do alinhamento de uma carreta é de apenas 30 minutos e o investimento certamente vale a pena.
O equipamento utilizado no alinhamento de carretas é o mesmo que se emprega usualmente para alinhar caminhões, cavalos mecânicos, ônibus e demais veículos.
Um bom resultado final deve apresentar todos os eixos paralelos entre si, e perpendiculares em relação ao chassi. Vale ter em mente que a tolerância máxima recomendada é de dois milímetros por metro, mas há algumas exceções em certos modelos de veículos.
Dicas para acertar no alinhamento
Fonte: Truck Center - www.truckcenter.com.br |
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