WEX e Raízen fecham parceria para explorar setor de frete; segmento movimenta R$ 100 bi por ano no Brasil

Publicado em
18 de Abril de 2018
compartilhe em:

Parceria na área de pagamentos eletrônicos de frete levará benefícios a caminhoneiros, transportadores e postos de combustíveis
 
A WEX, empresa com mais de 30 anos de experiência no mercado mundial de soluções de pagamentos corporativos, e a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, celebraram uma parceria para que os postos de combustíveis da rede passem a aceitar o cartão WEX Frete como meio eletrônico de pagamento dos caminhoneiros autônomos. O segmento movimenta R$ 100 bilhões por ano no Brasil, conforme estimativas de mercado.
 
Com a parceria, a WEX acredita que será capaz de provocar uma redução de custos diretos de transporte rodoviário de cargas em toda a cadeia de logística do país. Por sua vez, a Raízen espera um potencial aumento do volume de vendas de combustível, por meio da revenda da Bandeira Shell, justamente em função dos benefícios oferecidos pela solução da WEX aos motoristas autônomos que, atualmente, representam mais de 50% do volume de consumo nos postos.
 
A WEX possui uma das mais avançadas plataformas de meios de pagamentos, destacando-se por promover a inclusão financeira de trabalhadores que não têm acesso integral a todos os serviços bancários ofertados pelas instituições financeiras. A partir da parceria, os mais de 60.000 caminhoneiros que já utilizam o cartão WEX Frete poderão também ser atendidos nos novos postos credenciados, além de beneficiados por todas as vantagens da plataforma de relacionamento Clube Irmão Caminhoneiro Shell, que este ano completa 30 anos.
 
A parceria foi lançada na Convenção de Vendas da Raízen, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de abril, envolvendo mais de 2.000 revendedores da Bandeira Shell, reunidos na Praia do Forte, na Bahia. 
 
Para o CEO da WEX na América Latina, José Roberto Kracochansky, o Brasil é um dos maiores mercados com potencial de migração dos meios de pagamentos tradicionais para o eletrônico e, no caso de pagamentos de frete, essa migração ainda está em um estágio muito inicial. “Desde a sua regulamentação, o pagamento eletrônico de frete teve uma adoção muito lenta, pois ainda não havia sido encontrado o equilíbrio na relação comercial entre caminhoneiros, transportadores e postos de combustíveis. Acreditamos que, com esta parceria, atinjamos exatamente esse objetivo”.   
 
Para Andreas Lips, gerente de Rodovias e Diesel da Raízen, a parceria representa uma forte vantagem competitiva, além de uma excelente oportunidade de melhoria no controle de pagamento e relacionamento entre caminhoneiro e a rotina de parada no posto. “Com essa novidade, esperamos proporcionar maior rentabilidade aos nossos revendedores da marca Shell, mais controle sobre as vendas e maior volume. O objetivo é trazer também agilidade, redução de custos e ainda mais segurança para o caminhoneiro na hora de abastecer”, completa Andreas.
 
Diagnóstico do Mercado
 
Estimativas de mercado apontam que grande parte das embarcadoras e transportadoras de frete ainda não utilizam meios de pagamento eletrônicos, dependendo ainda da carta-frete tradicional ou cheques, em desencontro com a regulamentação atual da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
 
E ainda, outros mercados mais maduros possuem números crescentes de aumento no uso de cartões como meios de pagamento destes serviços, como nos EUA, onde aproximadamente 90% da operação é conduzida desta forma. Isto gera um controle muito mais efetivo e prático no gerenciamento dos processos financeiros destas empresas.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.