VW coloca 6 mil em férias na Anchieta

Publicado em
06 de Março de 2014
compartilhe em:

Fábrica de São Bernardo paralisa produção de 5 a 14 de março

PEDRO KUTNEY, AB

A partir do próximo dia 5 de março a Volkswagen coloca em férias coletivas 6 mil empregados das áreas de produção da fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), segundo informação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Com isso, a fabricação de carros na planta será totalmente interrompida por 10 dias, até 14 de março. A empresa não informa o motivo da paralisação, nem quantos veículos deixarão de ser produzidos no período. A unidade estava operando em três turnos de trabalho, com capacidade para cerca de 1,6 mil veículos/dia entre os modelos Gol, Saveiro e Polo (hatch e sedã), o que pode acarretar na redução de até 16 mil unidades fabricadas pela montadora em março. 

Em um lacônico comunicado oficial, a empresa confirma a paralisação sem entrar em detalhes: “A Volkswagen do Brasil iniciará após o feriado de carnaval um período de férias coletivas para as áreas produtivas da Unidade Anchieta, com duração de 10 dias. Neste período, serão realizados ajustes técnicos na fábrica. As áreas administrativas trabalharão normalmente no período.” 

A paralisação na Anchieta indica desaquecimento das vendas dos carros fabricados na unidade, tanto no mercado interno (leia aqui) como no exterior, com embarques à Argentina prejudicados por crise econômica e restrições às importações no país vizinho. A velha fábrica também deixou de produzir, desde dezembro, a Kombi e o Gol IV, porque era inviável agregar aos dois modelos airbags e freios com ABS, itens que a partir deste ano se tornaram obrigatórios por lei no País. Por isso, em janeiro, a Volkswagen já havia colocado em férias de 30 dias 500 funcionários envolvidos na produção dos dois veículos. 

Este mês a Volkswagen já havia suspendido por três meses o contrato de trabalho de 300 empregados da fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde é produzido o Fox (leia aqui). A planta do Paraná passa por momento de readaptação da produção: recebe investimento de R$ 500 milhões para produzir a nova geração do Golf, a partir do ano que vem, e deixou de fazer o modelo antigo em dezembro passado. 

A única fábrica da Volkswagen no País que tem a produção aquecida no momento é a de Taubaté (SP), onde desde janeiro é produzido o Up!, que encontra-se em movimento ascendente de vendas.
Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.