Produção de caminhões foi aumentada graças à expectativa de crescimento nas vendas no mercado brasileiro; 250 trabalhadores foram contratados.
Fábrica de Volvo no Paraná passou a operar em 2 turnos pela 1ª vez desde 2015 (Foto: Divulgação) Fábrica de Volvo no Paraná passou a operar em 2 turnos pela 1ª vez desde 2015 (Foto: Divulgação)
Fábrica de Volvo no Paraná passou a operar em 2 turnos pela 1ª vez desde 2015 (Foto: Divulgação)
A Volvo começou a operar o segundo turno da fábrica de Curitiba no começo deste mês. A empresa, que faz caminhões e ônibus no Brasil, contratou 100 funcionários no fim de 2017 e mais 150 no início deste ano, em virtude do aumento na produção de caminhões.
Ao todo, a unidade tem 3.400 trabalhadores. É a primeira vez desde 2015, quando a crise se agravou, que a Volvo opera em 2 turnos no Brasil.
“A retomada da economia e uma expectativa de crescimento do mercado de caminhões acima de 30% este ano são os grandes motivadores para a expansão”, disse Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
As exportações de ônibus também aumentaram. Para ônibus, as vendas externas da marca representam 75% do total. Panamá e a Guatemala, que renovaram ou ampliaram suas frotas de veículos urbanos, foram os principais destinos no ano passado.
Otimismo
Outras fabricantes de caminhões e ônibus estão aumentando a produção.
A Volkswagen, por exemplo, cancelou as férias coletivas de final de ano na fábrica da MAN, em Resende (RJ), pela primeira vez em 6 anos e abriu 300 novas vagas.
A Mercedes-Benz, que demitiu 1.400 funcionários de São Bernardo do Campo (SP) em 2016, anunciou em dezembro a contratação de 266 trabalhadores - 130 deles iniciarão as atividades neste mês com contrato temporário de 1 ano.
A Ford Caminhões diz que não precisará recorrer a horas extras, novos turnos ou trabalho aos finais de semana para acelerar a produção, já que usa um esquema flexível, em que os mesmos funcionários podem atuar na linha de carros ou na de caminhões.