Volume do setor de serviços de transporte cai 8,2% em novembro

Publicado em
18 de Janeiro de 2016
compartilhe em:

Destaque negativo dessa edição - que registra a maior retração da série do indicador - ficou com transporte terrestre, que apresentou queda de 13,8%

Essa é O volume do setor de serviços do país registrou queda de 6,3% em novembro na comparação com o mesmo mês de 2014, informou nesta quinta-feira, 14, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a maior retração da série histórica do indicador, iniciada em 2012. No ano, o índice acumula baixa de 3,4% e, em 12 meses, de 3,1%.

Todos os segmentos do setor de serviços analisados pela pesquisa mostraram taxas negativas, refletindo o estado da economia em geral.

Em serviços prestados em transportes, auxiliares e correio a queda foi de 8,2%, superando os serviços prestados às famílias (-6,6%), serviços de informação e comunicação (-4,4%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-6,6%).

Ainda no setor de transportes, o destaque negativo ficou com transporte terrestre (-13,8%). Cresceram, por outro lado, os volumes referentes a transporte aquaviário (15,6%) e transporte aéreo (11,3%). A atividade de armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio apresentou queda de 6,2%.

O segmento de outros serviços caiu 7,4% em novembro, contra -13,8% em outubro e -9,9% em setembro. A variação acumulada no ano ficou em -8,9% e em 12 meses, -8,5%.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.