Voice Picking - A voz da tecnologia, por Thiago Luiz Colisse Brasil*

Publicado em
07 de Fevereiro de 2012
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No atual cenário mundial a concorrência é intensificada, e a busca por uma vantagem competitiva move as empresas modernas, o tempo de se realizar uma determinada tarefa assume cada vez mais importância nas operações, e os mínimos detalhes fazem a diferença, para o alcance do principal objetivo das empresas modernas, a satisfação total do cliente.

A satisfação total não é só atender suas expectativas quanto ao produto adquirido, mas sim superar toda e qualquer expectativa, sendo ela sobre a qualidade do produto, sobre o preço, sobre a entrega, sobre o atendimento ou até sobre as politicas de logística reversa.

E como atender todas as expectativas dos consumidores cada vez mais exigentes?

Isto só é possível através da inteligência, planejamento e da utilização da tecnologia, desde o start do pedido até o pós venda.  

Em um armazém existem quatro processos principais, recebimento, armazenagem, separação e expedição.

A Separação de pedidos é a retirada de materiais armazenados de acordo com as solicitações dos clientes, Envolve a separação de materiais, endereçamento, manipulação, conferencia e deslocamento até um destino.
Esta tarefa requer mão de obra, elevado investimento e representa grande porcentagem dos custos do armazém, além de refletir diretamente no nível de serviço, aqui qualquer atraso ou erro pode ser fatal e com enorme prejuízo.

Todo trabalho geralmente é feito manualmente ou com a adoção de coletores de dados, planilhas, pedidos e relatórios, e os erros são comuns, o que faz as empresas buscarem constantemente melhorias, redução de erros e agilidade no processo.

O Voice Picking é uma tecnologia que revoluciona a separação de materiais,  com esta tecnologia é possível realizar toda operação de separação por comandos de voz, eliminando papeis, tabelas e coletores de radio frequência.

Nesta tecnologia um terminal portátil é acoplado a cintura do operador e um head set na cabeça, ele recebe instruções do software, e é conduzido para execução de sua tarefa, a sua voz também é transformado em dados, e por ondas de rádio é conduzida até o servidor da empresa, que interpreta os dados e realizam os comandos no software WMS utilizado, o sistema devolve as informações por voz para o operador, passando instruções e coordenadas para o operador, como o endereço do picking, o que coletar, em que quantidades, e até a direção até a doca de expedição.

A utilização desta tecnologia otimiza todo o processo e deixa os operadores com as mãos livres, trazem também para empresa que utiliza melhor precisão, produtividade e retorno rápido do investimento para as operações. Por sua facilidade não requer alto investimento em treinamentos dos operadores, e é facilmente utilizado em várias operações diferentes.

A utilização integrada desta tecnologia com um bom software WMS abre ainda mais o leque de possibilidades, é possível até pensar numa futura integração com outras tecnologias para automatizar ainda mais todo o processo.

Thiago Luiz Colisse Brasil, Pós graduando em Engenharia Logística pela
Faccamp, trabalhou em empresas como Casas Bahia e Expresso Jundiaí
na área logística.

[email protected]

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