A Virgin Hyperloop One é uma empresa criada pelo grupo do bilionário inglês Richard Bronson para atuar no segmento de transporte com a tecnologia que foi originalmente idealizada por Elon Musk, atual CEO de SpaceX e Tesla. Como se sabe, esse novo tipo de transporte pretende substituir não só automóveis e ônibus nas estradas, como também os aviões, já que se desloca a mais de 1,2 mil km/h e dentro de um tubo metálico com sistema de deslocamento por trilhos magnéticos.
Mas a ideia do Hyperloop não é levar apenas pessoas, mas também carga de todo tipo. No projeto da Virgin – que não é o único – a empresa se junto com a companhia DP World, experiente em logística de cargas e distribuição de encomendas. O objetivo é o chamado DP World Cargospeed, que difere do projeto da Hyperloop Transportation Technologies (foto abaixo) por estar focado no transporte de carga menores e sua distribuição em centros urbanos.
O sistema de entrega de carga ultra-rápida será desenvolvido com base no aumento de vendas do comércio eletrônico, que movimenta bilhões de dólares anualmente em mercadorias que precisam chegar rápido aos clientes, mas com um custo de frete baixo. No Hyperloop One da Virgin, porém, a velocidade dos pods de carga serão limitados a 1.000 km/h, o que ainda não deixa de ser incrivelmente muito rápido.