Vipal entra no mercado de pneus novos

Publicado em
19 de Novembro de 2010
compartilhe em:

Após 37 anos de experiência no segmento de reforma e reparos de pneus e câmaras de ar, a Borrachas Vipal anunciou recentemente a sua entrada em um novo nicho de mercado: a fabricação de pneus novos. Uma parceria fechada com a Fate Argentina dará vida à Fate Vipal, primeira unidade fabril de caráter binacional a ser instalada na região do Guaíba, em Porto Alegre (RS).

O namoro entre as companhias começou em 2009, momento em que a empresa gaúcha passou a distribuir os pneus da Fate no território brasileiro. Para ambas, o novo negócio gerará lucro. Para a Vipal, porque percebeu uma grande sinergia entre o recapeamento e a produção do próprio produto, e para a sócia, porque identificou um cenário interessante para expandir sua atuação no Mercosul.

Outros fatores que impulsionaram a concretização do empreendimento foram as perspectivas de crescimento da demanda, que deve aumentar na casa dos dois dígitos nos próximos cinco anos - puxada pelas obras de infraestrutura para a Copa do Mundo e as Olimpíadas - e a localização privilegiada da planta, que terá acesso a portos e a mercados como a própria Argentina e os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

"Os eventos esportivos atrairão muitos investimentos de governos e grupos privados. Nossa estratégia de negócio foi direcionada pela posição geográfica muito privilegiada, em uma zona de alto valor nos segmentos agropecuário e de carga. Estaremos próximos de regiões com enorme atividade econômica, industrial e , naturalmente, aptas a incrementar a procura por pneus", salientou Evando Figallo, diretor de vendas da Fate Vipal.

A nova fábrica, cujos trabalhos de terraplenagem serão iniciados em dezembro deste ano, absorverá recurso inicial de R$ 200 milhões e tem previsão de começar a produzir a primeira leva de pneus em 2013. Na primeira etapa, o foco da produção será os carros de passeio e máquina agrícolas (tratores e colheitadeiras).

"Inicialmente estamos planejando uma capacidade produtiva aqui no Brasil na ordem de seis mil pneus por dia. Em uma segunda etapa, na qual passaremos a produzir pneus de cargas, deveremos passar a fabricar algo em torno de dez mil unidades diárias", revelou o executivo.

Competitividade

As expectativas iniciais dão o parâmetro de que a Fate Vipal não está para brincadeira. Segundo Figallo, a companhia trabalha com a previsão de comercializar aproximadamente 2,2 milhões de pneus apenas no primeiro ano. "Chegamos para competir de maneira intensa, queremos atingir 10% de participação no mercado brasileiro já em 2013", prossegue o diretor.

O diferencial com relação aos concorrentes, segundo Figallo, será a produção de pneus com características diferentes, principalmente no segmento de cargas. "Sabemos que grande parte das rodovias brasileiras possui defeitos no asfalto. Pretendemos oferecer ao mercado pneus com sulcos mais largos para suportar essa deficiência", salienta o executivo.

Toda a produção abastecerá prioritariamente os mercados do Brasil e Argentina. Entretanto, o executivo afirma que o objetivo futuro será distribuir em outros países do Mercosul e exportar para a Europa. Segundo ele, a Fate Vipal gerará 1,8 mil novos empregos na região gaúcha.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.