Varejista lança prêmio para fornecedores e vai pontuar o desempenho em itens como pontualidade e comprometimento com a qualidade da entrega
A Via Varejo, empresa que administra Casas Bahia e Pontofrio, lança TOP LOG, programa que vai reconhecer o desempenho das transportadoras responsáveis pelas entregas ao cliente. Será considerado um conjunto de critérios para garantir a melhoria continua na qualidade do serviço oferecido ao consumidor.
Com quase mil lojas em todo o país e cerca de 1 milhão de entregas por mês, a Via Varejo tem feito investimentos em sua estrutura logística para atender o crescimento da demanda, considerando também a expansão da companhia. Neste ano, estão sendo inauguradas 70 novas lojas e a previsão é de mais 140 novas unidades nos próximos dois anos.
Marcelo Lopes, vice-presidente de TI e Logística da Via Varejo, afirma que a experiência de compra só termina quando o consumidor recebe o produto, no prazo estabelecido e em perfeito estado. “A qualidade deste serviço é tão importante quanto a venda em si”, diz. O objetivo do TOP LOG é reconhecer e premiar os fornecedores que mais contribuem para a excelência na eficiência logística, otimizando a qualidade da entrega em todo o território nacional.
Os critérios a serem avaliados pela Via Varejo no Prêmio TOP LOG incluem itens como pontualidade na entrega, responsabilidade no uso de ferramentas e tecnologias oferecidas pela varejista, uso de uniforme pela equipe, manuseio das cargas, comprometimento, avaliação dos clientes. Atualmente cerca de 75 transportadoras realizam entregas aos clientes em todo o Brasil e deverão observar a partir de agora os indicadores de desempenho, cujos testes de captura e medição têm início neste mês de outubro.
O programa terá início efetivamente em janeiro de 2015. A cada trimestre serão apresentados resultados parciais pela área de Logística da Via Varejo. Ao fim do ano de 2015, serão anunciadas as transportadoras com melhor pontuação, organizadas num ranking.
A Via Varejo alterou o modelo de distribuição, anteriormente centralizado no CD em Jundiaí (SP), e adotou a descentralização das entregas, com a criação de 12 CDs e 14 entrepostos localizados em 14 Estados para regionalizar o abastecimento de lojas e entrega de produtos na casa do cliente.