Veículos que não passarem por inspeção poderão receber uma multa por mês

Publicado em
07 de Dezembro de 2010
compartilhe em:

As regras da inspeção permitem que a Prefeitura aplique até quatro multas a cada carro por mês. Mas, durante os seis primeiros meses de fiscalização, cada motorista autuado poderá receber no máximo uma multa por mês

Os radares da cidade de São Paulo começam a multar os veículos que não passaram pela inspeção veicular ambiental. São 177 equipamentos que têm o sistema de Leitura Automática de Placas (LAP) e que poderão fiscalizar a regra, de modo semelhante como acontece com o rodízio.

O valor da multa é de R$ 550. Além da multa, o motorista que não fizer a inspeção veicular ambiental fica com o licenciamento do automóvel bloqueado. E, sem licenciamento, corre o risco de ter o veículo apreendido pela Polícia Militar, caso seja parado em alguma blitz.

Os veículos serão flagrados sempre que passarem por um dos radares habilitados - o equipamento consegue identificar quem deixou de fazer a inspeção veicular ao cruzar a placa com a base de dados da Controlar, concessionária responsável pelo teste ambiental nos veículos.

De acordo com dados da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, 40% da frota registrada na capital fez a inspeção veicular de 2010 - esse índice corresponde a 2,2 milhões de um total de 6,9 milhões de veículos -, mas foram aplicadas apenas 440 multas neste ano.

QUANDO TROCAR O CATALISADOR

De acordo com a Mastra Escapamentos e Catalisadores, líder em tecnologia na fabricação se sistemas de exaustão, trincas, quebras, derretimento e entupimento da cerâmica também são sinais para a troca imediata, além da não conversão dos gases.

Os catalisadores para o mercado de reposição têm durabilidade mínima de 40 mil quilômetros conforme regulamentação do CONAMA. A verificação deve ser feita por profissionais especializados em oficinas e centros automotivos.

O motorista deve se atentar na hora da troca, pois desde abril de 2010 as indústrias só podem fabricar catalisadores com conformidade avaliada pelo INMETRO, conforme portaria 346/08. Os lojistas terão até abril de 2011 para comercializar os catalisadores em estoques sem o selo de conformidade.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.