Cargas indivisíveis com peso e/ou dimensões excedentes devem ser transportadas em veículos especiais, mediante a obtenção da Autorização Especial de Trânsito – AET, para circular em vias públicas.
As exigências referem-se ao Artigo 101 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB e a Resolução DNIT 01/2020.
Embora os requisitos para obter AET para carga indivisível sejam peso e/ou dimensões acima dos limites regulamentares, uma outra característica importante passou despercebida: o peso concentrado.
Algumas máquinas, equipamentos e especialmente as chamadas super-bobinas não excedem em peso e/ou dimensões, mas representam uma concentração de peso tão elevada que podem provocar o colapso da estrutura se transportadas em um veículo convencional.
Mesmo com o peso dentro da lotação do veículo, o valor do peso linear é tão elevado que pode quebrar o chassi do veículo. É o que temos visto nas estradas.
Temos regras para o peso linear? Infelizmente não ainda. Mas é fundamental definir para que essas cargas possam ser transportadas em veículos especiais mais reforçados, como pranchas, adequados ao peso concentrado.
Qual o valor limite de peso por metro para um veículo convencional? Depende do veículo. Talvez como limite algo como 8 toneladas/metro. Acima desse valor, deveria ser considerado “peso concentrado” e permitido o transporte em pranchas. Com a palavra os fabricantes.
Obs.: algumas bobinas das imagens tem peso linear perto de 20 toneladas/metro!
Mais informações: www.trs.eng.br [email protected]
Texto de Engenheiro Rubem Penteado de Melo