Veículos comerciais puxam queda da produção industrial

Publicado em
04 de Fevereiro de 2013
compartilhe em:

Atividade recua 2,7% em 2012, aponta IBGE

Ritmo menor nas linhas de caminhões e ônibus derruba índice geral da produção industrial nacional em 2012

A produção industrial brasileira encerrou 2012 com queda de 2,7% na comparação com o ano anterior, segundo a Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na sexta-feira, 1º. É o primeiro resultado negativo desde a queda de 7,4% em 2009, ano em que a indústria ainda tinha reflexos dos efeitos da crise internacional.

Em 2012, das 27 atividades pesquisadas, 17 tiveram resultados negativos. A de veículos, com recuo de 13,5% em 2012, exerceu a maior influência negativa na formação do índice geral, pressionado pela redução na produção em 80% dos produtos pesquisados no setor, principalmente caminhões, chassis de ônibus, motores diesel e autopeças para veículos de transporte de carga.

Na contrapartida, entre as dez atividades que registraram avanço na produção, as principais influências sobre o total da indústria ficaram com o setor de refino de petróleo e produção de álcool, com alta de 4,1% sobre 2011, outros produtos químicos, elevação de 3,4%, e outros equipamentos de transporte, 8,5%, este impulsionado pela maior fabricação de gasolina, óleo diesel e outros óleos combustíveis.

Considerando apenas dezembro, a produção ficou estável na comparação com novembro de 2012, após recuar 1,3% em novembro e crescer 0,6% em outubro. No confronto com dezembro de 2011, houve queda de 3,6%.

Em bases trimestrais, o setor industrial, ao recuar 0,6% no quarto trimestre de 2012, sustenta resultados negativos há cinco trimestres consecutivos, mas com clara redução no ritmo de queda, já que no segundo trimestre observou-se perda de 4,4% e no trimestre seguinte recuo de 2,6%, todas as comparações contra igual período do ano anterior.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.