As vendas do varejo através do celular, seja via apps ou sites móveis, alcançarão US$ 14,62 bilhões neste ano na América Latina, projeta a eMarketer. Trata-se de um crescimento de 30% em comparação com 2017. A participação do mobile sobre o total de vendas online do varejo na região vai superar um quarto pela primeira vez, atingindo mais precisamente 27,5%, de acordo com a previsão da empresa de análise de mercado. Ao todo, o varejo online vai movimentar US$ 53,2 bilhões na América Latina em 2018, crescimento anual de 18%.
A projeção é de que o segmento móvel siga crescendo anualmente acima de 10% e chegue em 2022 respondendo por 32,5% do total do varejo online latino-americano, gerando vendas de US$ 26,78 bilhões.
Um dos fatores que vem impulsionando as vendas móveis do varejo nos últimos anos na América Latina é a adaptação dos seus websites para visualização em dispositivos móveis. Entre março de 2016 e maio de 2018, a proporção de sites de e-commerce que eram responsivos no Brasil saltou de 16,1% para 76,4%, de acordo com a BigData Corp. Na Argentina, no mesmo intervalo de tempo, a proporção subiu de 6,4% para 74,3%. E no México, de 16,8% para 62,1%.
Brasil
O Brasil responde por cerca de metade das vendas do varejo móvel na América Latina. Neste ano de 2018 serão US$ 7,66 bilhões, equivalente a 52% do total da região. Em 2022, a projeção do eMarketer é de que as vendas do varejo móvel no Brasil cheguem a US$ 12,73 bilhões, quando responderão por 48% do total latino-americano. Em cinco anos será um crescimento de 66%.
MobiShop
Mobile Time organizará no dia 10 de setembro, no WTC, em São Paulo, o MobiShop, um seminário inteiramente dedicado à discussão sobre o desenvolvimento do comércio móvel e de serviços de pagamentos móveis no Brasil. Estão confirmadas as participações de executivos como Juan Fuentes, diretor geral da PagSeguro; Gilberto Novaes, fundador da Transire (fabricante nacional de máquinas de mPOS); Alessandro Rabello, diretor da Visa; Paulo Cesar de Nascimento, head do Samsung Pay no Brasil; Breno Lobo, responsável pelo grupo de trabalho de pagamentos instantâneos do Banco Central; Roosevelt Nascimento, CPO da Dafiti; Fábio Nitta, diretor de tecnologia da Worldpay; Leo Xavier, CEO da Pontomobi; dentre outros. Haverá também a apresentação de cases inovadores do Cielo, Ingresso.com, Itaú e Pagatela.