A pesquisa E-commerce Trends 2018, divulgada em outubro pela Rock Content, empresa de Marketing de Conteúdo na América Latina, revelou que 82,3% dos usuários já desistiram de uma compra online devido ao alto valor do frete.
Muitos acabam querendo comprar por impulso, mas quando avaliam sobre a real necessidade da compra acabam desistindo de concluí-la.
Já para aqueles que avançam um pouco mais e chegam a verificar o prazo de entrega, outro obstáculo surge, a demora em receber um pedido também ajuda a aumentar a taxa de abandono.
Em contrapartida, o preço mais em conta (70,9%) e a facilidade de comparar produtos(69,8%) são os principais motivos que levam o consumidor a realizar uma compra em um e-commerce.
Opções como maior comodidade (67,1%), possibilidade de conferir reviews e comentários sobre o produto e/ou serviço (46,6%), exibição de descrições completas dos produtos e/ou serviço (36,5%) e cupons de desconto (33,7%) também foram apontados como incentivos.
De acordo com Letícia Fonseca, analista de Marketing da Rock Content e responsável pela pesquisa, os e-commerces devem trabalhar para diminuir ao máximo os possíveis obstáculos que os usuários possam vir a encontrar e focar em desenvolver mais estratégias de atração.
“Ter uma loja virtual demanda um trabalho constante desde a criação da marca até a disputa crescente entre os concorrentes. Se não pensarmos na experiência de compra do consumidor, observando todas as possíveis barreiras que ele pode vir a enfrentar, estamos correndo o risco de perdê-lo”, destaca.
Clique aqui e faça o download gratuito da pesquisa E-commerce Trends 2018.