Valor de frete para transporte agrícola deve cair em 2014, diz V-Agro

Publicado em
12 de Novembro de 2013
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Para CEO da companhia, a operação da rodovia BR 163 e a entrada de players do setor reduzirá o custo logístico...

O CEO da Vanguarda Agro, empresa produtora de commodities agrícolas com capital na BM&FBovespa, Arlindo de Azevedo Moura, acredita que o valor do frete para transportar grãos das fazendas até os portos deve cair já em 2014 e mais acentuadamente em 2015, afirmou ele hoje durante teleconferência para apresentação dos resultados.

A aposta de Moura é que a rodovia BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Miritituba (PA), deva ser concluída ainda neste ano, e que em 2015 entrem vários players do agronegócio na via, aumentando a concorrência e reduzindo os preços. “Nossa expectativa para próximos anos é de redução do preço [do frete] em função de novo canal de exportação que surge pela BR 163”, atestou.

A Bunge já sinalizou que, em junho de 2014, passará a utilizar a rodovia para transportar soja para Mirituituba e, de lá, até o porto de Santarém, de onde será exportada. Em 2015, a Cargill e a BM também devem começar a utilizar a rodovia. A estimativa é que, com a entrada dos dois players, “haverá concorrência e preço deverá cair”, sinalizou Moura.

A exportação de soja por meio da BR 163 e do porto de Santarém, na comparação com a via pelo porto de Santos, percorre quatro mil quilômetros de navio e mil quilômetros de caminhão a menos.

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