Vagas de motoristas crescem 46% no primeiro semestre

Publicado em
21 de Julho de 2021
compartilhe em:

De janeiro a junho deste ano, foram abertas 1.812 oportunidades

As vagas abertas para motoristas aumentaram 46% no primeiro semestre de 2021, segundo levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE). De janeiro a junho, foram 1.812 oportunidades. No ano passado, os postos de trabalho somaram 1.239 no mesmo período.

Esse aumento está relacionado à mudança comportamental dos consumidores após a disseminação da Covid-19. "Vimos um aumento das vagas no setor de logística, sendo que as vagas para motoristas estão em destaque. Depois da chegada da pandemia, o consumidor se adaptou ao consumo online, optando por delivery e e-commerce, o que explica o crescimento do número de oportunidades para esses profissionais", conta o CEO do BNE, Marcelo de Abreu.

Os meses de janeiro, fevereiro e março dos anos de 2019, 2020 e 2021 foram os períodos que mais contrataram motoristas. "O início do ano sempre começa aquecido para o mercado de trabalho. Desta forma, nos últimos dois anos, assim como este, o primeiro trimestre se destacou na quantidade de vagas abertas", comenta Marcelo.

Abril do ano passado, mês marcado pelo início da pandemia, foi o que menos apresentou vagas nos três anos, com apenas 75 postos abertos. "Foi um momento difícil, em que muitas empresas ficaram receosas e tiveram que fechar as portas. Hoje, o mercado de trabalho conseguiu retomar, principalmente agora com as campanhas de vacinação em andamento", diz o CEO.

Logística

O segmento de logística cresceu 37% em vagas abertas nos primeiros cinco meses de 2021, sendo que os cargos mais buscados foram: motorista; estoquista; operador de empilhadeira; entregador; motorista de caminhão; auxiliar de expedição; auxiliar de almoxarifado; auxiliar de estoque; conferente de estoque; e ajudante de carga e descarga.

Os candidatos em busca de uma oportunidade devem ficar atentos às vagas de maior demanda no mercado. "Os interessados devem priorizar as plataformas digitais, que hoje são mais efetivas e seguras. Além de se inscrever no site, é necessário deixar os currículos atualizados sempre que possível", finaliza Marcelo.

BNE - Banco Nacional de Empregos

Há mais de 20 anos no mercado, o BNE é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias. Saiba mais em: https://www.bne.com.br/

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.