Em clima de otimismo, mas sem deixar de lado o debate sobre os grandes temas relacionados ao setor, foi aberta oficialmente, por diversas autoridades, a 22ª edição do Salão Internacional do Transporte – FENATRAN em São Paulo.
Em seu pronunciamento, o vice-presidente da NTC&Logística, Urubatan Helou, apresentou ao governador do Estado de São Paulo, João Dória, uma sugestão para que o governo paulista desenvolva um plano para a renovação consistente da frota de caminhões.
Foi enfático ao dizer que a idade média da frota brasileira é altíssima, o que provoca, entre outras consequências negativas, a prática já corriqueira do uso de peças canibalizadas de veículos antigos pelos que ainda estão em operação. Alertou para o fato de que isso traz altos riscos à população e ao meio ambiente, em razão do potencial de acidentes e emissão de gases altamente poluentes.
Para encerrar, deixou uma visão clara de suas expectativas quanto ao crescimento da economia e do setor de transportes em particular: “prefiro deixar qualquer sinal de crise passada no retrovisor e não olhar para trás”.
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Enquanto o público se preparava para conhecer os 450 expositores que trouxeram o que há de novo no mercado, o governador de São Paulo, João Dória, anunciava que está disposto a ouvir as propostas formuladas por Urubatan Helou para a renovação da frota de velhos caminhões. Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), a média de vida dos caminhões brasileiros é de 20 anos. “Se São Paulo fizer, os outros estados farão a renovação gradual da frota”, acredita Dória.
No final da tarde, a diretoria da NTC&Logística recebeu a informação do Palácio dos Bandeirantes de que já está agendada para o próximo dia 23, reunião com o objetivo de tratar desse assunto.
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Bruno Covas, prefeito da cidade também participou da solenidade de abertura e ressaltou o esforço que tem feito para combater a criminalidade e o roubo de cargas.
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O legislativo foi representado pela senadora Joice Hasselman, líder do Governo no Congresso; pelo senador Wellington Dias, presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura; e pelo deputado Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. “A infraestrutura virá pelas privatizações, pela abertura do mercado. O marco regulatório do setor, em discussão no Parlamento será importante para atrair capital privado”, alertou o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa.
Considerada uma das quatro maiores feiras do mundo, a FENATRAN apresenta a cada dois anos os insumos para a indústria de logística. Alarico Assumpção Júnior, presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) comemorou a “perfeita integração do setor” e Norberto Fabris, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) espera que a feira seja o sinal de que é possível fechar o ano bem, com a aposta na volta do crescimento do país em 2020.
Toda a cadeia produtiva está representada na FENATRAN, aberta para visitação até a próxima sexta-feira (18), com a presença das empresas de rastreamento de frota, fabricantes de pneus, empresas de seguros, de suprimento da indústria de transporte. Além, é claro, dos que há de mais avançado na produção de veículos leves e pesados das grandes montadoras e marcas. “A Fenatran não é uma feira do transporte de cargas, é uma feira para o transporte de cargas”, resume Urubatan Helou.