União Europeia: 120 bilhões de euros em eólica até 2020

Publicado em
30 de Julho de 2014
compartilhe em:

Expectativa é de mais 75MW no período, avanço de 64% ante o que está em operação até o momento

Crédito: Comstock Images / Getty Images

Os países da União Europeia poderão desenvolver mais 75 GW de nova capacidade instalada de energia eólica nos próximos sete anos, o que representa um avanço de 64% ante ao existente atualmente. O investimento deverá atingir 124 bilhões de euros no período. As projeções constam em relatório da Associação Europeia de Energia Eólica (EWEA, na sigla em inglês).

A análise reforça que Alemanha, França, Reino Unido e Polônia serão cruciais para a concretização de novos investimentos em eólica onshore. Já para a tecnologia offshore, os líderes deverão ser Reino Unido e Holanda.

Não obstante, a nova capacidade instalada de eólica offshore europeia caiu 25% nos primeiros seis meses de 2014, quando comparada com o mesmo período do ano passado. Os valores foram também divulgados pela EWEA, no âmbito de outro relatório, divulgado a 14 de Julho.

Apesar da quebra visível, o documento aponta que 224 turbinas eólicas foram ligadas à rede no período em análise. Ao todo, são 781 MW espalhados por cinco parques eólicos em três países (Reino Unidos, Bélgica e Dinamarca). As novas turbinas perfazem agora uma capacidade total instalada e ligada à rede de 7343 MW, em 11 países europeus.

A estas contas, juntam-se também as turbinas que aguardam ligação à rede. Atualmente, são 310 unidades que aguardam conexão, representando mais de 1200 MW, montante que fomenta o otimismo do setor.

Em termos financeiros, a associação defende que “há um mercado ativo para projetos de eólica offshore”, mesmo que as transações continuem “complexas e demorem para serrem concluídas”. Até porque, neste semestre, foi fechado o maior processo de financiamento de offshore já registrado. Trata-se de um projeto de 600 MW na Holanda, representará um investimento de 2,8 bilhões de euros.

 
Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.