Uma abordagem sobre os desafios ao transporte de cargas excedentes nos EUA

Publicado em
08 de Outubro de 2016
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Os desafios à movimentação de cargas superpesadas e superdimensionadas nos EUA levaram o Departamento de Pesquisa de Transportes, TRB na sigla em inglês, a encomendar um estudo abrangente à CPCS, uma empresa de consultoria especializada.

O transporte de cargas excepcionais nos EUA sofre com o número excessivo de regulamentações e procedimentos para obtenção de Autorização Especial de Trânsito que variam de estado para estado e de cidade para cidade - cada um com suas próprias restrições, requisitos de dados, prazos e custos.

A roteirização é significativamente mais complicada quando a carga precisa atravessar diversos estados, cada qual com legislação, processos de licenciamento e de exigência de documentação específicos.

Ajuda a complicar mais esse quadro a dificuldade de identificação e coordenação entre as diversas autoridades locais e regionais responsáveis pela concessão de AET’s, Escolta policial e Concessionárias de Serviços Públicos como de Telefone, Eletricidade e TV a Cabo.

A empresa contratada para fazer o estudo – CPCS – documentou e analisou todos esses problemas e desenvolveu um guia listando todas as regulamentações existentes, os processo de concessão de AET’s, os desafios associados ao transporte interestadual e as opções para enfrentamento desses problemas.

O guia apresenta estratégias que podem ser usadas pelos estados para melhorar o processo de concessão de AET e avaliar o potencial de soluções envolvendo os diversos estados, inclusive de alternativas multimodais.

Gargalos
Ainda que a uniformização e harmonização de procedimentos e da legislação seja uma medida desejada ela sofre com a dificuldade de de alguns estados de promoverem as mudanças necessárias, falta de dados e informações sobre questões de segurança e diferentes padrões de infraestrutura.

Com base nessas limitações, o estudo procura focar nas oportunidades de coordenação entre os estados, melhorias no planejamento e na comunicação.

Algumas das recomendações do estudo exigem esforço consistente, enquanto outras podem ser feitas de forma periódica.

Correntemente há muito pouca comunicação entre os estados vizinhos sobre restrições na infraestrutura.

São muito comuns restrições causadas por obras próximas da fronteira entre os estados com forte impacto sobre o desenvolvimento do transporte.

O que ocorre, dessa forma, é que a roteirização para um determinado estado não leva em conta restrições no estado vizinho, o que obriga o transportador a ter que requerer uma nova licença e o estado a rever o estudo e o planejamento anterior.

Uma estrutura formal de comunicação entre os diversos estados com informação obras e restrições poderiam evitar esse problema beneficiando ao mesmo tempo os estados e a atividade econômica.

O estudo sugere ainda que os departamentos de transportes identifiquem, preservem e expandam os corredores de cargas especiais dentro do processo de planejamento do transporte de cargas.

Esse tipo de ação é crítico segundo o estudo para garantir a movimentação de cargas excepcionais com a eficiência necessária no curto e longo prazo.

A ineficiência do transporte de cargas superpesadas e superdimensionadas impacta o nível de empregos, tanto nos níveis locais quanto regionais em diversos tipos de indústria.

Dificuldade de acesso
Os estados que não identificam os pontos de geração e recebimento de cargas excepcionais, assim como, os corredores e rotas utilizadas acabam reduzindo o acesso a esses locais, aumentando os custos e o impacto dessas cargas sobre o tráfego local e diminuição da eficiência.

O estudo apresenta mapas e relatórios detalhando regras e uma visão geral do processo de concessão de AET, Estudos de Caso, uma análise de que legislações causam os mais frequentes e longos atrasos, por tipo de ocorrência, exemplos de abordagem usadas em outros estados, mais dados sobre custos com roteirização.

O estudo vai servir de fonte que beneficiará tanto a indústria quanto o setor público apresentando ações práticas para o enfrentamento do desafio de transportar cargas excedentes nos EUA

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