Uber do frete vai rodar em BH

Publicado em
09 de Janeiro de 2017
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B2Log, de entrega de compras em e-commerces, atua em São Paulo e chega por aqui em março

A partir de março chega a Belo Horizonte a startup B2Log, uma empresa que funciona como a Uber para entrega de compras em e-commerces. Na região metropolitana de São Paulo, onde a empresa já atua, uma compra feita pela internet às 14 horas pode chegar às mãos do comprador às 19h do mesmo dia e ainda ser até 30% mais barato do que um frete pelos Correios. “Nossa proposta de valor para o e-commerce envolve um processo muito bem desenhado e por isso entregamos rápido. Além disso, nós acompanhamos via aplicativo todo o trajeto e quando um motorista tem problema atuamos antes do atraso acontecer”, diz o fundador da B2Log, Juca Oliveira.

A chegada da startup na capital mineira também vai gerar oportunidades para quem já trabalha com frete ou mesmo para quem busca uma alternativa de renda, já que a startup utiliza carros de passeio para entregas. “Hoje cerca de 20% dos carros cadastrados são de passeio”, explica Oliveira. A B2Log trabalha com pequenos caminhões, vans, carros de passeio e motos.

Segundo a empresa, um entregador pode ganhar de R$ 3.000 a R$ 5.000, para um período de trabalho de 8 horas diárias, cinco vezes por semana. O entregador da B2Log, Rodrigo Picasso, 38, disse que no período de festas do ano passado, quando as vendas do e-commerce estavam mais aquecidas, chegou a fazer mil entregas por mês, chegando a R$ 4.000 de renda. “Tem que lembrar que desse valor ainda tiro os meus custos”, diz Picasso, que tem uma Fiorino.

“Temos alguns carros em São Paulo, inclusive, que trabalham um turno para nós e outro turno para a Uber”, relata Oliveira. O esquema da empresa é o mesmo que a gigante norte-americana. “Somos um marketplace e o motorista é um empresário”, avalia Oliveira. Picasso admite que a desvantagem de trabalhar para a startup é não ter as garantias trabalhistas, mas afirma que está satisfeito. “Tive proposta de trabalhar com carteira assinada. Preferi continuar na B2Log pois vejo possibilidade de crescimento”, afirma. Para Picasso, a startup é uma oportunidade para quem está sem emprego. “O mercado não está oferecendo grandes oportunidades, isso ajuda a garantir a renda” opina.

A B2Log atuava até 2016 em São Paulo e neste ano irá para as capitais. Neste mês, eles começam em Florianópolis, Rio de Janeiro e Curitiba. Até março, entrarão em Porto Alegre, Vitória e Belo Horizonte. A B2Log atende e-commerces de todos os portes. “Em Belo Horizonte poderemos atender lojas virtuais menores também”, diz Oliveira. Entre os clientes estão Decathlon, Dafiti, Carreffour e C&A.
Hoje. A B2Log conta atualmente com 1.500 entregadores cadastrados e pretende chegar a 5.000 em 2017. Desde 2013, a startup já fez mais de 350 mil entregas e faturou R$ 2,2 milhões.

PASSO A PASSO

Como ingressar na B2Log:
1 - Acesse o site B2log.com
2 - Escolha a opção “Para Entregadores”
3 - Preencha as informações: Nome, CPF, CNH, data de nascimento, e-mail, telefone e endereço.
4 - Em seguida, escolha o tipo de veículo do cadastro: carro particular, van ou moto.
5 - Os dados serão enviados para a equipe da B2Log, que entrará em contato para dar andamento ao processo de cadastro.

CARGA PESADA

Uberização da logística é realidade

CargoX tem cadastro de mais de 100 mil caminhões no Brasil
A “uberização” da logística já chegou também à entrega de cargas pesadas. A CargoX atua em todo o Brasil desde 2013 e oferece transporte de carga com valores 30% menores que o frete tradicional. A empresa de tecnologia já tem um cadastro de mais de 100 mil caminhões. “Atuamos constantemente com cerca de 1.000 caminhões, os outros 99 mil estão na lista de espera”, conta o argentino Federico Vega, CEO e fundador da CargoX.

Para Vega, o diferencial da CargoX é usar tecnologia para evitar que o caminhão rode vazio. Ele afirma que o sistema diminui cerca de 10% o tempo em que o veículo trafega vazio. “O caminhoneiro autônomo na maioria das vezes fecha um frete de um Estado para o outro e quando chega ao destino é que vai buscar uma carga para voltar. Se não encontra, ele volta vazio, o que aumenta os seus custos. Com a CargoX tentamos já fechar uma carga de retorno antes mesmo do caminhão sair do destino inicial”, explica Vega.

Segundo o empresário, o faturamento de um caminhoneiro cadastrado na CargoX é de R$ 10 mil a R$ 50 mil por mês. Porém, Vega explica que os custos com manutenção e combustível consomem até 85% do valor. “O motorista fica, em média com 15% do valor, podendo alcançar uma renda de até R$ 5.000”, diz.

A CargoX foi a primeira empresa de transporte de carga sem frota própria a atuar no país. Ela atende todo o território nacional e tem crescimento médio de 57% ao mês. A expectativa é faturar no cerca de R$ 48 milhões em uma ano.
Tecnologia garante segurança segundo empreendedores
A segurança é um dos diferenciais que a tecnologia leva para a logística. “Para o e-commerce, ter a informação em tempo real é tão importante quanto o custo”, afirma o fundador da empresa de frete para e-commerce B2Log, Juca Oliveira. “Estamos provando que pode ser mais seguro (o modelo sem frota própria) com as praticas de gestão de risco que desenvolvemos”, afirma Oliveira. A B2Log conta com duas empresas de gestão de risco para determinar o cadastro dos entregadores.

Para o CEO da CargoX, Frederico Vega, a segurança também é um diferencial para sua empresa. “Com a tecnologia aplicada ao transporte podemos fazer um controle maior do frente e oferecer um serviço de qualidade e seguro”, afirma Vega.

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