TWO AVIATION e FLEX AERO se associam e criam operação que conta com 18 aeronaves de pequeno e médio porte e 11 bases de operação

Publicado em
02 de Abril de 2013
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Duas das maiores empresas do setor de carga aérea, a TWO Aviation - que integra o Grupo JAD - e a FLEX AERO – empresa dirigida por Rui Thomaz de Aquino – decidiram unir suas operações, criando a maior companhia de carga aérea de aeronaves de pequeno e médio porte do País. O negócio nasce com um faturamento de R$ 75 milhões em 2013, uma frota de 18 aeronaves e 11 bases de operação estrategicamente distribuídas nas principais capitais do País.

Com foco no segmento de aeronaves de pequeno e médio porte, a TWO-FLEX conta com 18 aeronaves do modelo Cessna Caravan, mas já prepara a expansão da frota. Ainda este ano, estão previstos investimentos de US$ 30 milhões na aquisição de 12 aeronaves Caravan e duas da fabricante ATR. Com capacidade de 1,5 toneladas, as aeronaves transportam, em média, 7,5 mil toneladas por ano, volume que deverá se ampliar com o aumento da frota.

A TWO já era a maior do setor em faturamento, e com esta associação, a nova TWO-FLEX deverá deter cerca de 60% do mercado de carga aérea expressa. Os sócios da nova companhia são os empresários Anderson Davo e Breno Bitencourtt Jorge, da TWO, e Luiz Eduardo Falco e Rui Thomaz de Aquino, da FLEX.

“Unimos forças de duas empresas sólidas, com o objetivo de oferecer aos nossos clientes bases de operação em todo o País, com um serviço customizado e ágil, e cujo foco são as aeronaves de pequeno e médio porte”, contam Davo e Aquino – sócios que estarão à frente da operação.

A TWO tem uma atuação forte no Centro e Sul do País e a FLEX, na região Norte. Com a integração, a TWO-FLEX terá uma rota desde Belém do Pará até Porto Alegre, com bases nessas cidades, bem como no Rio de Janeiro, em Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Palmas, Manaus, Belém e Recife, além de Jundiaí, no interior paulista – cujo hangar no Aeroporto é a base principal da companhia.

Outro ponto forte das duas empresas é o fato de operarem com aviões de pequeno e médio porte, considerados os melhores para o atual perfil do mercado. “As linhas aéreas e o transporte regional atendem apenas 130 dos mais de 5.500 municípios do País, e a TWO-FLEX será opção face aos problemas atuais de infraestrutura nacional”, observa Aquino, que acumula vasta experiência no setor de aviação, onde já presidiu a TAM Taxi Aéreo e a ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral).

Clientes como os Correios, por exemplo, poderão se beneficiar dessa integração dos serviços das companhias. A nova empresa já nasce tendo, em sua carteira, clientes do setor de transporte de valores, autopeças, laboratórios, carga expressa fracionada e diversas companhias que atuam no e-commerce – um dos segmentos de maior potencial de crescimento nos próximos anos.

A fusão também traz benefícios em termos de sinergia das operações, com a maximização dos recursos e ativos, e o fortalecimento da estrutura financeira e de operações. “A TWO-FLEX terá um ganho de escala e estará preparada para a evolução do mercado de carga expressa nos próximos cinco anos”, destaca Anderson Davo, ao ressaltar que, em um ambiente de pressões de custos de combustíveis e tarifas, entre outras questões, é fundamental ter uma operação que reúna confiabilidade e sustentabilidade no longo prazo.

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