Triunfo vence leilão de três estradas com desconto de 52%

Publicado em
04 de Dezembro de 2013
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A Triunfo Participações venceu o leilão de concessão do trecho de 1.177 quilômetros das rodovias BR-060/153/262 (DF/GO/MG), realizado nesta quarta-feira (4) na BM&FBovespa.

A companhia ofereceu a menor tarifa de pedágio, de R$ 2,85 por 100 quilômetros, deságio [desconto] de 52% em relação ao valor máximo fixado, de R$ 5,94 a cada 100 quilômetros.

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A segunda melhor proposta foi apresentada pela Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura), com a tarifa de R$ 3,44 --deságio de 42%.

A Triunfo venceu ainda as ofertas de Queiroz Galvão, de um consórcio liderado pela Ecorodovias e da Companhia de Participações em Concessões.

O presidente da Triunfo, Carlo Bottarelli, disse que os cálculos da companhia consideraram uma estimativa de crescimento de tráfego superior à apresentada pelo governo, o que possibilitou o alto deságio mesmo com um grande trecho que necessita de duplicação (648 quilômetros em cinco anos).

"Foi um lance completamente consciente. O volume de tráfego desse trecho é superior ao da BR-163", disse Bottarelli referindo-se ao leilão realizado na semana passada, do qual a Odebrecht saiu vencedora também com um desconto de 52% sobre a tarifa teto.

Bottarelli também afirmou que mudanças promovidas pelo governo nos editais a pedido das empresas, após resultados frustrantes nas primeiras concessões, facilitaram a elaboração da proposta.

"Ouvimos o mercado e o TCU, que também disse que era importante o governo se adequar ao que o mercado pedia", disse o ministro dos Transportes, Cesar Borges, que comemorou o resultado do leilão.

A RODOVIA

O trecho da BR-060 concedido hoje liga Brasília a Goiânia, passando por Anápolis, região com posição relevante no agronegócio. Nessa parte, a estrada já é duplicada.

A parte da BR-153 licitada vai de Goiânia à divisa de Minas Gerais com São Paulo e tem sido cada vez mais usado para escoamento da produção agrícola da região. Esse trechi requer duplicação.

Já o trecho da BR-262, que passa pelo Triângulo Mineiro e vai até a região metropolitana de Belo Horizonte, tem alto fluxo de veículos por ligar duas regiões economicamente importantes do Estado. Também será duplicado.

Os investimentos previstos nos trechos concedidos hoje somam R$ 7,9 bilhões, segundo a ANTT.

Mais dois leilões de rodovias ainda serão realizados neste ano: o trecho da BR-163 em Mato Grosso do Sul, no próximo dia 17, e da BR-040 entre o Distrito Federal e Minas Gerais, no dia 27.

"Estamos otimistas com os próximos leilões. Essas rodovias têm a mesma atratividade de crescimento do que as leiloadas recentemente", disse o ministro.

Em 2014, o ministro disse que a prioridade será a concessão de ferrovias.

Segundo ele, o TCU pode aprovar ainda neste ano o edital para a licitação de um trecho entre Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO), outra importante região produtora de grãos.

"Se isso acontecer, podemos lançar o edital em fevereiro e licitar essa ferrovia ainda no primeiro trimestre de 2014", disse.

Ele ainda acrescentou que outras rodovias deverão ir a leilão no próximo ano. A primeira pode ser a BR-153, entre Anápolis (GO) e Palmas (TO).

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