Três dicas fundamentais para que empresas de transporte aumentem a lucratividade

Publicado em
30 de Agosto de 2021
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Aposta em treinamento, consultoria e tecnologia tem se mostrado um excelente caminho para que transportadores reduzam os custos operacionais e aumentem o lucro através de uma melhoria da gestão.

Com os desafios vivenciados em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, como a variação nos preços de combustíveis, insumos e pneus, o setor de transportes de cargas tem buscado no mercado soluções que possam agregar mais economia e aumento da rentabilidade em suas operações.
Flávio Batista, CEO da FB Consult – empresa especializada em consultoria em gestão de transportes – e criador do método “Transportadoras Lucrativas”, tem acompanhado de perto o cenário de transporte de cargas no Brasil e em vários países do mundo e observa que, cada vez mais, é preciso aprimorar a gestão, desde as finanças até a logística, pois, já que não há como conseguir aumentos de frete na proporção que o transportador precisa, deve haver a busca pela excelência nos setores que estão sob o controle da empresa, para que o negócio possa ser viável.
 
“Por 13 anos trabalhei em multinacional e transportadora e aprendi a entender onde estão os gargalos que muitas vezes aumentam os custos, diminuem a produtividade e, claro, diminuem o lucro”, conta o CEO da FB Consult, que há mais de 20 anos tem ajudado empresas de transportes a melhorar a sua rentabilidade e lucratividade através do aprimoramento da gestão de negócios a partir da capacitação dos profissionais e buscas por melhores resultados e performances, com base em dois pilares principais: treinamento e consultoria especializada.

Dicas para aumentar a lucratividade de uma transportadora

Reduzir custos e aumentar a produtividade é fator fundamental, segundo Flávio Batista, para que empresas do setor de transporte possam equilibrar seu orçamento e aumentar a lucratividade. Por isso, o especialista passa algumas dicas práticas de como potencializar os negócios na indústria do transporte. Confira:

1 – Invista na estratégia
“A estratégia define a estrutura”, Flávio cita este conceito importante e que, para ele, pode definir o quão mais rápido uma empresa atingirá o sucesso.
Definir que tipo de cliente a empresa quer atender e montar uma estrutura congruente é um dos fatores críticos de sucesso para o negócio. A estrutura física, de pessoal, tecnologia e processos de gestão que a empresa irá adotar deve ser baseada no tipo de cliente e mercado que vai atuar.

2 – Foque em ter a equipe certa
Atrair, captar, capacitar e reter talentos, estes são os pontos-chaves para se montar uma equipe que viabilizará uma “Transportadora Lucrativa”.
A atração precisa ser trabalhada com o suporte do time de marketing e deve apresentar ao mercado a oportunidade. A captação é a hora de trazermos para a empresa profissionais que comunguem dos mesmos princípios e valores da transportadora, além, obviamente, de ter as competências técnicas para o cargo. A capacitação é ter um plano de desenvolvimento individualizado para garantir que o profissional tenha as competências técnicas e emocionais para o trabalho e, por fim, ter estratégias de retenção que passam por planos de cargos e salários, clima organizacional e endomarketing.

3 – Tecnologia de gestão é primordial
 
Outro ponto fundamental, segundo Flávio Batista, é o investimento em tecnologia de gestão de frotas. Este tem sido um dos principais entraves que retardam os processos de consultoria. “Observei várias vezes que muitas empresas não atingiram seu potencial por usarem sistemas obsoletos e ineficazes de gestão de frotas. A revolução tecnológica chegou com força no setor de transporte de cargas”, observa o CEO da FB Consult. Por se tratar de um nicho específico de mercado, é necessário que as empresas de transportes busquem soluções desenvolvidas especificamente para a gestão de frotas.
“As transportadoras precisam de softwares e serviços personalizados, de soluções que integrem a parte de manutenção, fiscal, logística e estoque e permitam ao administrador ter um overview de toda a operação. Assim é possível reduzir custos”, afirma Paulo Raymundi, CEO da Gestran, empresa curitibana que desenvolve softwares para transportes há mais de 20 anos.

 

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