Transportes de medicamentos impulsiona o crescimento da Ímola Transportes, que tem 90% de sua operação para o segmento farmacêutico

Publicado em
12 de Novembro de 2012
compartilhe em:

No final da década de 1990, com a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), foram estabelecidas normas sanitárias específicas para a armazenagem e o transporte de medicamentos e de insumos farmacêuticos. A figura do farmacêutico passou a ser fundamental para o transporte seguro e qualificado de medicamentos, pois ele é responsável por acompanhar todo o processo de armazenagem e distribuição de medicamentos.

A cadeia de distribuição do setor Farma vem se tornando cada vez mais complexa e competitiva no Brasil. Segundo Nei Canella, diretor de operações da Ímola Transportes, um dos grandes gargalos da logística é a qualificação de profissionais especializados.

Com 25 anos de prestação de serviços para o mercado brasileiro, a Ímola através de sua especialização, continua fazendo uma aposta decisiva pela completa integração dos fluxos logísticos. Para isso a empresa dispõe de profissionais qualificados com formação superior em Administração Farmacêutica. "A Ímola tem atuação efetiva na logística farmacêutica. Nosso quadro de profissionais é formado por gestores farmacêuticos em nossas unidades em Tamboré, Bauru, Brasília e Vitória", complementa Nei.

Além de cumprir as normas estabelecidas pela ANVISA os mencionados profissionais realizam uma combinação de atividades técnicas e profissionais. Eduardo Curti, Diretor Técnico coordena, a partir da matriz em Tamboré, um importante polo logístico do Estado de São Paulo, todo o processo regulatório e de qualidade da empresa, através de um trabalho conjunto com o de operações.

Curti após uma profícua experiência de mercado, retornou recentemente para a empresa, na qual já havia atuado durante 08 anos, destacando-se por ser o farmacêutico pioneiro a atuar no setor logístico. Uma da principais atribuições dos gestores coordenados pelo Curti é fazer uma rígida auditoria na frota e registros de conhecimentos e expedições, monitorar a temperatura dos armazéns, realizar treinamentos nas filiais, manter a conduta do manual de boas práticas de transportes nas diversas unidades e manter um relacionamento estreito com a vigilância sanitária municipal, estadual e federal. "Temos em nossas mãos produtos que salvam vidas, o segmento Farma é delicado e requer toda atenção possível. Fazer cumprir as exigências da legislação vigente é algo primordial,< SPAN style="mso-spacerun: yes"> para preservar a integridade dos produtos dentro dos padrões recomendados, visando com que os mesmos mantenham sua eficácia terapêutica",comenta Curti.

A concentração da atividade para clientes da indústria farmacêutica e assemelhada permite que a Ímola possa expandir importantes ganhos de escala na gestão dos recursos de pessoal e de frota. "Nossos farmacêuticos conhecem perfeitamente a integração dos fluxos de logística e de transportes, além de dispor de conhecimentos sobre a atividade da indústria farmacêutica, o que permite que nosso trabalho seja uma verdadeira extensão das atividades realizadas pelos nossos clientes", afirma Nei Canella.

Excelência e Cumprimento de Prazos, são reflexos dos recentes investimentos da Ímola Transportes

Neste ano a empresa se preocupou em fortalecer suas operações e planejar novas ações e estratégias para 2013, como o início da atuação do modal rodoaéreo que deve fortalecer as atividades das diversas.

Qualificação dos colaboradores, contratação de profissionais na área de vendas, e modernização da frota refrigerada, são alguns dos investimentos realizados para atender todas as exigências de seus clientes.

Para 2013 a empresa espera crescer 30% no segmento Farma com o modal rodoviário, além do incremento do modal aéreo e novos projetos de desenvolvimento em outras regiões do Brasil, que estão por vir brevemente.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.