O SINDICAMP (Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Campinas e Região), entidade que representa as empresas transportadoras de cargas de Campinas há 40 anos, está otimista em relação às perspectivas para o setor durante a Black Friday e o período de Natal deste ano. Dados divulgados em projeção feita pela Neotrust, por meio do relatório "Estratégias e Expectativas para a Black Friday 2023", apontam que o faturamento estimado para a época do é de 12% a mais do que em 2022. Além disso, espera-se um aumento nas vendas online, variando entre 7% e 11%, indicando uma forte demanda no comércio eletrônico.
A projeção divulgada pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) é igualmente promissora. Durante a Black Friday, a região deve movimentar cerca de 1,1 milhões, representando um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Os itens mais procurados incluem smartphones, calçados, roupas, acessórios, perfumes, cosméticos, eletrônicos e eletrodomésticos. Para o Natal, a projeção é ainda maior, com a região podendo movimentar aproximadamente 6,7 milhões, oferecendo uma excelente oportunidade para as empresas de transporte aumentarem suas operações.
O presidente da entidade, José Alberto Panzan, ressaltou que "o transporte é o termômetro da economia, e as perspectivas para a Black Friday e o Natal são muito boas". No entanto, ele também enfatizou os desafios logísticos que as empresas podem enfrentar, como a necessidade de lidar com o aumento nos tempos de carga e descarga, devido ao crescimento na demanda.
“As empresas de transporte estão trabalhando arduamente para atender a essa demanda crescente, adaptando seus times e ativos para garantir entregas eficientes e satisfatórias aos consumidores da região. O setor está preparado para enfrentar os desafios e proporcionar uma experiência positiva aos clientes durante as festividades de final de ano”, finaliza.