É isso mesmo! Acredite se quiser: durante exatos 30 dias, de 13 de dezembro a 13 de janeiro de 2020, os veículos transportando cargas especiais com comprimento acima de 30 metros, largura, acima de 3,60 metros, altura, acima de 5 metros ou peso bruto total acima de 45 toneladas, ficarão proibidos de trafegar, com origem ou destino ao Porto de Santos, através do Sistema Anchieta-Imigrantes.
Não é preciso dizer sobre o enorme impacto que essa restrição causará à produção e escoamento de milhares de diferentes tipos de cargas, máquinas, peças e itens diversos, com dimensões excedentes, em especial àquelas com contratos de exportação.
A justificativa da concessionária Ecovias é o aumento do volume de tráfego devido aos feriados de Natal, Ano Novo e Férias Escolares.
Porém para o presidente da LOGISPESA, João Batista Dominici, há algumas outras questões que têm que ser respondidas pelo Governador João Dória, pelo DER, pela ARTESP e pela ECOVIAS, a saber:
1. como pode o estado de São Paulo ainda não ter encontrado uma solução para a falta de uma ligação rodoviária adequada para o transporte de cargas especiais com destino ao Porto de Santos, durante os 365 dias do ano?
2. por que restringir por um período tão longo o trânsito de cargas especiais no SAI?
3. por que essa excessiva priorização do transporte individual sobre o transporte de cargas?
4. por que não limitar a restrição apenas aos dias com efetivo aumento do volume de trânsito?
Confira abaixo os dias e horários com restrição ao trânsito de cargas especiais devido aos feriados de Natal, Ano Novo e Férias Escolares:
Fonte: site da Ecovias dos Imigrantes