Transportadoras de carga registram prejuízos após a chuva em MG

Publicado em
12 de Janeiro de 2012
compartilhe em:

Das 730 empresas do Triângulo, parte da frota está parada, diz Sindicato. Um dos empresários de Uberlândia já contabilizou R$ 500 mil em prejuízos.  

Empresário está com parte da frota de veículos parada (Foto: Reprodução/ TV Integração)
Os reflexos da chuva começaram a aparecer para as empresas de transporte de cargas. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Triângulo Mineiro (Settrim), das 730 empresas da região, parte da frota de veículos está parada.

Em um atacadista de Uberlândia, que atende quase todo o Brasil, o gerente de marketing, Gilson Cantuário disse que já registrou uma queda no volume de vendas na Zona da Mata mineira, no Norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo por causa da chuva.

O empresário Antônio Bittar, que transporta mercadorias principalmente para a região Sudeste, está com parte da frota parada. Ele já está há 34 anos no setor e contou que esta época é mais preocupante. "Vinte por cento da frota está na garagem e o prejuízo chega a R$ 500 mil", acrescentou.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga diz que não há uma solução imediata para diminuir o problema. "Podemos exigir do governo, mas isso leva tempo", comentou o presidente do Settrim, Ari Souza.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), 18 rodovias do estado estão com tráfego interrompido e mais de 60 estão operando em meia pista. Já em todas as BRs do país, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), foram 50 trechos atingidos pela chuva em cinco estados.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.