Transportadoras aumentam investimento em segurança em 21%

Publicado em
16 de Abril de 2012
compartilhe em:

Transportadoras cada vez mais destinam investimentos para tecnologia de segurança, tentando prevenir os veículos e as cargas de possíveis roubos ou furtos. A Volpato, empresa especializada em rastreamento veicular, oferece o serviço para controle de frotas em todo o Brasil. No período de outubro de 2011 a março de 2012, o índice de contratos com clientes deste setor aumentou em 21%. O número representa, em média, a progressão de 3,5% ao mês.

- Aderimos ao serviço porque o roubo está muito grande em Porto Alegre. Tivemos relatos de várias empresas que tiveram seus caminhões roubados e preferimos nos prevenir. Agora conseguimos monitorar bem nossos transportes. Trata-se de uma segurança muito importante para nós - considera o proprietário da Barros Vieira Transportes, Everson Barros Vieira.

O investimento em proteção pode prevenir um dano maior aos cofres da empresa. Em caso de uma abordagem criminosa, o motorista deve informar diretamente a central de monitoramento da empresa de rastreamento veicular, que bloqueia imediatamente a fuga dos bandidos. Além disso, no caso da Volpato, é possível recuperar até os produtos transportados.

- Atualmente, estão investindo em rastreamento, além das grandes transportadoras, empresas de transporte com frotas de até 15 veículos. Alguns clientes possuem além do rastreamento veicular, um pequeno rastreador portátil que é escondido nas cargas para surpreender o contraventor mesmo que consiga abandonar o veículo e escapar com os produtos- explica o gerente operacional da Volpato, Cristiano Almeida.

Além da prevenção contra a ação criminosa, o serviço também é utilizado como um auxiliar na fiscalização dos motoristas quanto ao cuidado com os produtos transportados, gastos excessivos de combustível e até o itinerário adotado para realizar as viagens. Utilizando a internet, o gestor da empresa tem acesso ao traço da rota realizada por cada colaborador, bem como a velocidade, quilômetros rodados e diversas outras informações.

- O serviço está atendendo as nossas necessidades. Além de garantir a segurança do que estamos transportando, podemos monitorar os horários, localização e itinerários de nossos motoristas. Inclusive, descobrimos colaboradores que utilizavam nossos veículos fora do horário de trabalho - explica o representante comercial da Buymed, de Brasília, Luciano dos Santos.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.