Transportadora Americana (TA) supera marca de 1 milhão de CT-es emitidos

Publicado em
22 de Abril de 2010
compartilhe em:

A Transportadora Americana (TA) contabiliza uma marca histórica. A holding superou o número de um milhão de Conhecimento de Transporte de Carga de forma eletrônica (CT-e) emitidos na primeira semana de abril. Hoje, a TA é a maior emissora de CT-e do país e foi uma das primeiras empresas do setor a adotar o novo sistema, mantendo a emissão eletrônica em operação continuada.

A adoção dos CT-es alterou a sistemática de emissão de conhecimento de transporte de papel para eletrônico, com o objetivo de informatizar e interligar a arrecadação de tributos no país. Antes de sua adoção era necessário emitir o CTRC (Conhecimento do Transporte Rodoviário de Cargas) com 5 vias, dependendo do Estado. A nova sistemática veio simplificar, agilizar e dar mais segurança a todo o processo, explica Shirley Rosseto, gerente de Sistemas de Informação da TA, que aponta outros benefícios do novo método.

"A probabilidade de emissão de documentos com erros fiscais caiu muito. Papel aceita tudo, já o programa, não. Não temos mais de administrar estoques de formulários, o que possibilita a liberação de funcionários, que estariam fazendo este trabalho, para funções mais produtivas", diz a gerente. Além disso, ela destaca o ganho em know-how para a holding por este ser um projeto que  envolve tecnologia de ponta.

Como não há obrigatoriedade de adesão, o novo sistema ainda não entrou em operação em todo país. Segundo Shirley Rosseto, quando todos os Estados estiverem integrados ao sistema, a TA deverá ter uma redução de custos da ordem de R$ 20 mil/mês somente deixando de emitir os formulários em impressão matricial, por exemplo. "Esse valor não inclui o ganho com a redução de pessoal e melhorias no processo, porque isso é difícil mensurar", diz ela demonstrando que a economia pode ser ainda maior.  

Pioneira - Reconhecida no mercado por sua postura inovadora, a TA foi uma das empresas de transporte selecionadas, em 2006, para desenvolver, em conjunto com outros agentes do setor e a Receita Federal, o projeto de Conhecimento de Transporte de Carga de forma eletrônica, os CT-es. Mas o  pioneirismo da empresa já vem de muito tempo: há anos todo o processo de transporte da holding é automatizado e a TA foi a primeira empresa do setor a emitir documentos fiscais a laser. 

Apesar disso, a previsão era de que a marca de um milhão de emissões de CT-es fosse alcançada somente em abril. Mas já na primeira semana deste mês, a TA ultrapassou esse número chegando a 1,1 milhão de emissões. Atualmente a holding emite os  CT-es para os estados do Amazonas, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e, mais recentemente, Minas Gerais.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.