Transportadora Americana comemora 70 anos com nova campanha

Publicado em
31 de Outubro de 2011
compartilhe em:

Neste ano, a Transportadora Americana completa 70 anos e está mais ativa do que nunca. Para comemorar esta data, a empresa preparou várias ações que estão sendo apresentadas ao longo deste ano. Em março, lançou um selo comemorativo com o tema “70 Anos Levando o Futuro”; em julho, adesivou seus caminhões e a fachada da empresa em Americana com o mesmo tema; em 25 de outubro, lançou, um livro contando a história e curiosidades da empresa; e em 26 de outubro todas as filiais da TA comemoram os 70 anos da empresa com a exibição do novo filme institucional, ocasião em que os funcionários irão escolher o nome do mascote da TA. Todas essas ações fazem parte da campanha "Em 70 Anos Muita Coisa Mudou, Mas o Melhor Continua”.

Desde 1941, quando os irmãos Romeu, Carlos e Hugo Luchiari começaram com um caminhão Chevrolet Gigante, até 2011, realmente muita coisa mudou. Hoje, a TA conta com 37 filiais, 450 veículos e 3.000 colaboradores. Em 2010, transportou 198.785.000 toneladas, fez 1.722.018 despachos, sua frota percorreu 9.131.232 KM e a empresa  faturou R$ 210 milhões.

De acordo com Celso Luchiari, diretor da Transportadora Americana, para atuar no transporte, armazenagem e distribuição de cargas, as empresas que integram a holding investem pesado em equipamentos, tecnologia e na qualificação de pessoal para se destacarem no mercado. Por isso, hoje conseguem oferecer aos clientes, ambientes preparados, armazéns com monitoramento de temperatura, veículos isotérmicos, farmacêuticos habilitados e serviço de gerenciamento de risco que atendem às mais rígidas exigências impostas a quem atua nestes segmentos.

A TA Holding também investe em seu Departamento de Tecnologia da Informação, que está baseado em três sistemas: TMS, WMS e ERP, todos integrados, rodando de forma centralizada em um ambiente de alta disponibilidade e em Banco de Dados Oracle. Com todos os sistemas integrados, tanto clientes quanto funcionários têm acesso online a todos os serviços oferecidos pela empresa. Entre eles está o sistema de baixa online, 100% automático, que permite atualizar, em tempo real, informações sobre todas as etapas operacionais de coleta, transferência, entrega e baixa das cargas, frete a frete, e cliente a cliente.

Somente neste ano, a TA destinou R$ 8 milhões na aquisição de 260 novos computadores, 35 carretas, sete cavalos, e na implantação de um sistema de teleconferência em que o usuário cria salas de apresentação ou reunião com a participação de até 250 pontos diferentes. Essa tecnologia possibilita treinamentos, reuniões gerenciais e apresentações para clientes à distância. Neste pacote também está inclusa a aquisição dos sistemas WMS e ERP.

Já a TALOG, que integra a holding, colocou em operação um centro de distribuição na região metropolitana do Recife, PE, localizado em Jaboatão de Guararapes com três módulos, 11 mil posições paletes seca e 45 docas niveladoras, com  investimentos da ordem de R$ 2,5 milhões (maquinário/equipamentos). Até o final de 2011, a empresa inaugura dois CDs, um em Salvador (BA) e outro em Fortaleza (CE).

Há anos, a TA automatizou todo o processo de transporte e foi a primeira empresa do setor a obter a certificação ISO 9000:2000 – Sistema de Gestão da Qualidade, em 1994, uma das primeiras a usar baú fechado e sistema de roteirização, e a pioneira a disponibilizar informações ao cliente via internet. Além de ter sido a primeira a emitir o Conhecimento de Transporte de Carga de forma eletrônica (CT-e), que já no início de 2011 superou a marca de 2,5 milhões de CT-es emitidos. Hoje, a TA é a maior emissora de CT-e do país.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.