Tora Transportes anuncia o investimento de R$ 25 milhões para criar a Tora Digital, plataforma que já nasce com missão de gerir a contratação de cerca de 2,5 mil caminhoneiros autônomos por mês
Um homem entra no recinto. Procura uma mesa vazia, próxima à porta. Busca pelo cardápio do restaurante em que se encontra e, após correr seus olhos pelas opções, pede um café e um salgado. Enquanto espera o pedido, saca o celular do bolso. Após alguns toques, nota-se um olhar de apreensão, seguido de uma leve contração nos cantos externos dos olhos.
Um sorriso discreto a boca se segue.
O homem se apressa para tomar o café e comer o salgado que já estavam à mesa.
Deixa o restaurante e corre para seu caminhão: um novo frete o espera. A pequena crônica pode parecer comum – e é. Em um Brasil invadido por smartphones em que o acesso da população aos aparelhos só aumenta e o sinal de redes móveis se alastra pelo território nacional, um caminhoneiro negociando e fechando fretes pelo celular é uma cena fácil de encontrar.
Afinal de contas, são muitos aplicativos e centenas de milhares de usuários nos bancos de dados dos primeiros. A novidade é um movimento que aos poucos vai ganhando corpo e, recentemente, viu uma gigante acompanhar este fluxo: o de transportadoras digitalizando suas atividades de contratação de terceiros. Durante a edição de 2019 da feira Intermodal South America, que aconteceu em março na cidade de São Paulo (SP), a Tora Transportes anunciou o investimento de R$ 25 milhões para criar a Tora Digital.
Esta é uma plataforma que já nasce com o título de “maior transportadora Uber Freight-like” do mundo.
Desta maneira, a gestão de transportadores autônomos de cargas da empresa, que contrata cerca de 2,5 mil caminhoneiros autônomos por mês, passará a ser realizada por um sistema digital criado pela equipe do TruckPad.
“Escolhemos a TruckPad dentre inúmeras startups existentes pois consideramos que é uma empresa de primeira linha, que tem amplo conhecimento técnico e ferramentas atualizadas e ideais para darmos início à nossa transformação digital”, explica Janaína Araújo, diretora-Presidente da Tora Transportes.
“Com isso, esperamos otimizar recursos, diminuir tempos operacionais e melhorar a nossa performance na contratação dos autônomos. Isso ainda aliado à importante ajuda que ofereceremos aos nossos caminhoneiros parceiros na busca por cargas de retorno, evitando que rodem vazios procurando por fretes”, destaca a executiva.
“Não iremos somente gerenciar a contratação de caminhoneiros autônomos, e, sim, utilizar todas as modernas ferramentas de mobilidade para estabelecer um novo padrão de excelência operacional, digitalizando todas as etapas do processo e construindo um Big Data – que alimentará constantemente o Business Intelligence da empresa.
É um novo produto TORA no mercado, uma nova era no setor e um novo modelo de negócios para o transporte de cargas brasileiro”, diz a presidente da Tora. O valor de R$ 25 milhões serão investidos ao longo de dois anos em várias startups e outras iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de seu sistema, para a criação de novos parâmetros digitais e para o fomento da nova tecnologia.
“A Tora está seguindo uma tendência de mercado que é buscar soluções digitais para aumentar sua performance operacional e fazer algo que já funciona bem ter ainda mais agilidade e dar maior visibilidade em seus processos”, diz Carlos Mira, fundador e CEO do TruckPad, sistema que já tem mais de 900 mil downloads de seu app em todo o Brasil.
Os algoritmos e toda estrutura já criados pelo TruckPad serão o ponto de partida para a criação do serviço. “Estamos colocando todo o know-how do TruckPad neste projeto, que representa o maior investimento em tecnologia digital já feito por uma empresa tradicional do setor de transporte de cargas brasileiro. Antes, as empresas buscavam investimentos em tecnologia com apenas um grande fornecedor.
Agora, na era digital, investir em startups e na busca de diversas pequenas soluções para alavancar seu negócio é o novo mindset”, avalia Mira. Longa estrada digital O TruckPad vem desde 2013 promovendo a inclusão digital nas estradas brasileiras e revolucionando o sistema de transporte de cargas no país.
Em seus primeiros dias de existência, o TruckPad venceu diversas competições de inovação em tecnologia, como a Google Startup Battle e a DemoBrasil e foi escolhida pelo Grupo Abril (editora das revistas EXAME, VEJA e INFO) para participar do programa de aceleração dentro da Plug and Play Technology Center, um dos maiores celeiros de novas ideias, o mesmo espaço onde nasceram empresas como o Google e o PayPal.
A notoriedade ajudou a busca de Carlos Mira por parcerias para incrementar o serviço oferecido ao usuário.
O TruckPad tem parcerias com o Clube Irmão Caminhoneiro Shell, com a Sascar, empresa de tecnologia em gerenciamento de frotas e metria, e até mesmo com a Mercedes-Benz, líder de vendas no segmento de veículos comerciais. “A Mercedes-Benz entende os benefícios que o TruckPad pode trazer: nós temos o mote ‘As estradas falam.
A Mercedes-Benz ouve’ e o aplicativo é a ferramenta que operacionaliza a captação das opiniões e sugestões dos caminhoneiros nas estradas e faz a interface com a marca – além de ser um canal onde caminhoneiros podem, no conforto de sua cabine do caminhão, comprar peças e serviços online”, afirmou Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Bra - sil, à época do acordo entre as partes.
O aplicativo, disponível em versão Android, é totalmente gratuito e apresenta aos caminhoneiros brasileiros uma grande gama de ofertas de cargas para todo o Brasil e, na outra ponta, em sua versão na web, oferece às transportadoras e aos embarca - dores um universo grande de caminhoneiros disponíveis para o transporte de suas cargas
Tora: investimentos não param Com sede em Contagem (MG), a Tora Transpor - tes confia no mercado em 2019. Além da Tora Di - gital, a transportadora quer investir para comprar 200 caminhões ao longo do ano. De acordo com Janaína Araújo, “estamos acreditando na retomada do crescimento e já estamos no mercado negocian - do com os principais fornecedores a troca de 200 caminhões para 2019”. Se adquirir mesmo caminhões novos, a medi - da vai na contramão da que foi adotada em 2018, quando a Tora fez a incorporação de 50 caminhões Mercedes-Benz por meio de leasing operacional. As unidades em leasing operacional com a Merce - des-Benz são do modelo Axor 2536, que estão sen - do utilizados nas operações de mineração da Tora em Minas Gerais. “A unidade de manutenção da Mercedes funcio - na dentro da nossa instalação e, dentro do contrato, planejamos o crescimento do atendimento ao longo dos cinco anos de contrato, pois as manutenções corretivas começam a aparecer e são necessários mais mecânicos disponíveis”, diz Janaína Araújo.