Transpetro encomenda frota para transporte de etanol pela Hidrovia Tietê-Paraná

Publicado em
13 de Setembro de 2010
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Em uma negociação de US$ 239,1 milhões, a Transpetro acordou a construção de 20 comboios de empurradores e barcaças que comporão a nova frota hidroviária do Promef Hidrovia.

As embarcações serão construídas pelo Estaleiro Rio Tietê, consórcio formado pelas empresas Rio Maguari S.A. / SS Administração e Estre Petróleo, que começará a ser construído no início de 2011 às margens da Hidrovia Tietê-Paraná, na cidade de Araçatuba (SP).

Segundo a Transpetro, os 20 comboios começarão a ser entregues a partir do último trimestre do próximo ano. Agora, o próximo passo da licitação é a assinatura do contrato, prevista para outubro.

De acordo com a companhia, a contratação faz parte do projeto da hidrovia, pelo qual a Transpetro fará o transporte de etanol a partir de 2013. A atividade está inserida no "Programa de Logística Integrada de Escoamento de Etanol da Petrobras", que integra também a construção de novos dutos, centros coletores e terminais.

Com a construção do estaleiro, a companhia tem a expectativa de criar 500 empregos diretos e dois mil indiretos, em média. No dia a dia, a operação do estaleiro demandará 300 trabalhadores em média, com a geração de mais 1.200 empregos indiretos.

A operação

O transporte fluvial de etanol da Transpetro demandará a construção de 20 empurradores e de 80 barcaças. Conforme detalhou a empresa, cada comboio será formado de quatro barcaças e de um empurrador, com capacidade para transportar 7,6 milhões de litros. Porém, o volume anual pode chegar a quatro bilhões de litros, com capacidade total em operação.

Conforme análise da companhia, o transporte do etanol pela hidrovia vai substituir o equivalente a 40 mil viagens de caminhão por ano. Pela Hidrovia Tietê-Paraná, o etanol produzido nas regiões Centro-Oeste e Sudeste será levado para a Replan (Refinaria de Paulínia) e, de lá, por dutos, até os terminais de exportação.

Para a Transpetro, a opção logística possibilitará a redução de custo e a competitividade do etanol brasileiro em mercados internacionais.

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