Transpesa Della Volpe transporta carga de 654 toneladas do ES para MG

Publicado em
21 de Maio de 2012
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Uma carreta gigante, com mais de 654 toneladas e 111 metros de comprimento, vai sair na tarde desta quinta-feira (17) do Porto de Praia Mole na Serra, na Grande Vitória, com destino a Ipatinga em Minas Gerais, pela BR-262. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carga está entre as maiores e mais pesadas já transportadas nas estradas federais do Brasil. A transportadora responsável disse que a carreta deverá demorar aproximadamente 25 dias para percorrer o trecho e as condições das vias estão adequadas para o serviço.

O veículo vai transportar uma chapeadora responsável por moldar peças de aço da Usiminas. Devido a densidade do material, foi necessário adaptar uma carreta para fazer o serviço. “Uma carreta comum pesa aproximadamente 40 toneladas, esta tem 300 toneladas sem a carga. Este é registro de transporte de carga mais pesado até então. A nossa equipe vai acompanhar o serviço até a divisa com Minas Gerais, esse trecho corresponde a aproximadamente 200 km, período que pode durar até cinco dias”, explicou o inspetor da PRF, Walter Mota. O inspetor disse ainda que quatro batedores vão acompanhar os trabalhos, dois da PRF e dois da transportadora responsável.

Segundo a PRF, para evitar congestionamentos, o trajeto será feito durante a parte da manhã na BR-262, momento em que o fluxo de veículos é maior de Minas Gerais para o Espírito Santo. Além disso, os motoristas podem ter melhor visibilidade na pista. Em alguns momentos a carreta vai trafegar na contramão e em outras será estacionada no acostamento para não causar engarrafamentos prolongados.
Pesquisa

Um dos diretores da Transpesa Della Volpe, responsável pelo serviço, Raphael Boaventura, disse que durante quatro meses engenheiros fizeram uma pesquisa para certificar que a estrada suportaria o peso da carga. “Fizemos um estudo detalhado da rota, além de um estudo de projeto das pontes e suas condições de conservação para que não exista nenhum risco ao usuário. Devido a idade das pontes e condição de conservação das mesmas, ao longo do percurso, tivemos que alterar o dimensionamento do conjunto transportador adicionando eixos para que o peso pudesse ser melhor distribuído evitando danos as pontes ao longo da rodovia”, explicou Boaventura.

Cargas gigantes

Em dezembro de 2011 e janeiro de 2012, quatro carretas de 57 metros de comprimento e mais de 200 toneladas também passaram pela BR-101. Aquelas carretas carregavam peças gigantes usadas em refinaria de petróleo e tinham como destino Minas Gerais. Ao longo de todo o trajeto, funcionários das empresas de telefonia e energia elétrica acompanham o comboio para levantar os fios que cruzam a rodovia.

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