A companhia foi escolhida pelo Guia Você S/A
Prestes a completar cinco décadas de história, a empresa mineira de transporte de carga Transpes vive um momento de reconhecimento de seu modelo de gestão. No último mês, foi escolhida como a melhor empresa de logística e transporte para se trabalhar no país pelo Guia Você S/A. A concorrência foi com outras 17 mil empresas que se inscreveram e passaram por análise nas categorias ambiente de trabalho e práticas de gestão de pessoas.
O presidente da Transpes, Sandro Gonzalez, afirma que a gestão humanizada é uma prioridade para a empresa, que tem a preocupação de valorizar todos os que estão envolvidos com o negócio, desde os funcionários, passando por fornecedores e parceiros até os clientes. Para ele, esse é um dos motivos que têm sustentado o desenvolvimento da empresa, que mantém uma média de 12% de crescimento ao ano.
A Transpes tem clientes no Brasil inteiro e também em outros países da América Latina. Seu foco é em transporte de carga padrão e também especial, que são aquelas que têm peso e dimensão fora do comum. Os principais clientes da empresa estão na área de automobilismo, mineração, energia, óleo e gás. Além da sede em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a empresa tem mais 20 filiais em todo país, sendo quatro em Minas Gerais.
Entre as principais ações de valorização dos funcionários desenvolvida pela empresa está o projeto de acolhimento, que oferece todo tipo de assistência à família dos motoristas. Segundo Gonzalez, a ideia é que o funcionário tenha tranqüilidade para fazer as viagens, sabendo que sua esposa, seus filhos ou mesmo seus pais estão amparados pela empresa. "Oferecemos assistência educacional, psicológica, de saúde e uma ampla cartela de serviços que visam atender de forma integral essas famílias", diz.
Além disso, Gonzalez destaca que a Transpes incentiva o estudo e a qualificação dos funcionários com fornecimento de bolsas em graduação e pósgraduação. Ele lembra que isso gera oportunidade de crescimento na carreira e, automaticamente, maior valorização profissional. "Isso pode ir refletindo na remuneração do funcionário na medida em que ele avança em seu nível de conhecimento", frisa.
A Transpes também tem uma ação específica para os filhos dos funcionários, dando a eles a oportunidade do primeiro emprego. De acordo com o presidente, a empresa incentiva a entrada desses jovens no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades de acordo com seu perfil.
Ainda com foco nos filhos dos funcionários, a Transpes promove o dia de visitação do trabalho dos pais com direito a explicações sobre transporte de carga e até uma volta de caminhão. A ação é direcionada a crianças de até 12 anos. " uma ação simples, mas que gera um resultado muito grande: o pai volta para casa cheio de orgulho e satisfeito", afirma.
O presidente afirma que a valorização dos funcionários, fornecedores e clientes não é apenas uma ação para trazer boa reputação para empresa, mas também uma estratégia competitiva. Ele lembra que os processos, produtos e modelos de gestão estão cada vez mais parecidos, então o que vai diferenciar uma empresa da outra é o seu potencial humano. "O destaque está em como os funcionários são tratados e como eles também tratam os clientes. importante lembrar que pessoas felizes trabalham melhor, produzem mais e resolvem os conflitos de forma mais eficiente", conclui.