Tráfego de caminhões será restringido na Linha Verde

Publicado em
25 de Novembro de 2010
compartilhe em:

Portaria publicada pela Urbanização de Curitiba (Urbs) terça-feira, que restringe o tráfego de caminhões na Linha Verde, divide a opinião de motoristas. Caminhoneiros falam que terão mais gastos com a portaria, já condutores de veículos pequenos falam que a proibição pode melhorar pouco o fluxo intenso da região.

A medida estabelece horários para tráfego de veículos com capacidade de carga entre 7 e 14 toneladas. A portaria assinada pelo presidente da Urbs, Marcos Isfer, e pela diretora de trânsito da Urbs, Rosangela Battistella, entrará em vigor apenas no dia 22 de março de 2011.

Até lá, a Urbs fará um trabalho de orientação aos motoristas. A portaria, no entanto, não foi bem aceita pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar).

"Recebemos com surpresa essa portaria. Achamos totalmente equivocada, uma vez que não houve discussão ou comunicação com as empresas. Estamos decepcionados com a Urbs", afirma o presidente do Setcepar, Fernando Klein Nunes, lembrando ainda da existência de concessionárias e transportadoras na região.

O motorista Edson da Silveira lembra que terá que andar mais para trabalhar. "Vou ter que pegar caminhos alternativos pela cidade para não passar pela Linha Verde. Pelo menos vou ficar longe dos constantes engarrafamentos", diz.

Já a estudante Ana Clara Ramos afirma que a medida não será totalmente válida. "Pelo menos vai reduzir o número de caminhões, mas a solução para o trânsito seria um viaduto", opina.

De acordo com Battistella, a intenção da portaria é desviar o tráfego pesado de passagem para o contorno e, com isso, preservar a Linha Verde como trecho urbano e não mais como rodovia.

"Verificamos muito tráfego de caminhões que deveriam estar rodando pelo contorno. Claro que alguns precisam passar pela região, como os envolvidos com transportadoras e concessionárias. Para eles a portaria assegura uma autorização", revela.

Assim mesmo, o Setecpar afirma que entrará com medidas cabíveis para tentar desvalidar a regra. "Vamos trabalhar para reverter essa portaria. É uma medida desnecessária", ressalta Nunes.

Regras

Caminhões com capacidade para 7 a 10 toneladas e com 7 a 10 metros de comprimento terão, a partir de 22 de março, circulação permitida na Linha Verde de segunda a sexta-feira das 10h às 16h e das 20h às 7h e, nos fins de semana, das 14h de sábado às 7h de segunda-feira. Para caminhões com carga de 10 a 14 toneladas e de 10 a 14 metros, a circulação ficará restrita entre 20h e 7h e 14h de sábado até 7h de segunda-feira.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.