TOTVS busca mercado pouco explorado

Publicado em
15 de Junho de 2010
compartilhe em:

A divisão de logística e distribuição da TOTVS, provedora de soluções para o gerenciamento empresarial e prestação de serviços, tem uma missão especial no mercado nacional até o final de 2010: ampliar sua carteira de clientes, atraindo pequenas transportadoras e distribuidores que, a cada dia, enfrentam mais complexidade em seus processos gerenciais.

Terceiro mais importante segmento do Grupo - atrás apenas de Manufatura e Financial Services - e com market share de 34,5%, a área de logística detém uma base diversificada de aproximadamente 2,5 mil clientes entre transportadoras, operadores, despachantes aduaneiros, porto seco, atacadistas e distribuidores.

A estratégia adotada para expandir as operações nas áreas de distribuição e logística, já com ramificações em todo o Brasil, consiste em aplicar no planejamento de - embora - pequenas e médias empresas os mesmos processos que hoje são direcionados às gigantes do setor. Ou seja, alinhar o padrão de gerenciamento das empresas ao tripé: integração, automação e controle financeiro.

De acordo com a TOTVS, há no País um nicho ainda não explorado com um considerável volume de empresas que estão crescendo e se perdendo na complexidade de suas gestões.

Mesmo sendo um grupo com o capital aberto, que restringe informações internas, a companhia divulgou que a expectativa é atingir um crescimento acima da média do mercado de logística nacional.

Ampliar competitividade

"Nosso objetivo é cada vez mais ampliar o nosso portfólio e nossa competitividade. O mercado de logística brasileiro é muito extenso. Temos grupos sem formações em gestão empresarial, algumas ainda operam com planilhas", pontua Gilsinei Hansen, diretor de software da TOTVS.

Outra aposta para atingir os objetivos é desenvolver produtos de acordo com a demanda. A empresa trouxe recentemente ao mercado a série 3 de software, com atributos desenvolvidos para facilitar o acesso das empresas aos serviços prestados, oferecendo uma implementação rápida e com baixo custo.

"O mercado necessita de soluções que tenham um bom desenho, sob a mesma plataforma tecnológica, mas com um método de implantação rápido e barato. Atualmente, o custo para se implantar softwares de gestão é aquele com o maior impacto financeiro dos projetos de TI", observa o executivo.

Segundo o executivo, um dos principais aspectos da nova solução se baseia em possibilitar a implantação remota por meio do e-Learning, método de capacitação não presencial.

"Muitas empresas enfrentam dificuldade para mobilizar seus funcionários durante o dia de trabalho. O e-Learning nos dá a garantia da flexibilidade para prover uma implementação mais ágil", prossegue Hansen.

Apoio estratégico

A busca da expansão também está calcada nas participações em eventos e feiras do setor. Recentemente, a TOTVS expôs suas novidades na "Logística 2010", que aconteceu na cidade de Joinville (SC) e prepara a sua presença no LogisTI-2010, organizado pela Revista Mundo Logística.

Na oportunidade, Sérgio Grisa, diretor de logística da empresa, apresentará a palestra "Operador Administrativo - um inovador conceito de gestão para o Supply Chain".

"Por querer cada vez mais fornecer soluções ao mercado, utilizamos as feiras e fóruns com geradores de demanda. Além disso, trata-se de uma ferramenta poderosa de divulgação, uma vez que algumas empresas não associam o nome TOTVS ao segmento de logística", salienta.

Mais informações sobre o LogisTI-Fórum, que acontecerá nos 20 e 21 de julho, no Senac Santo Amaro, em São Paulo, no link http://www.webtranspo.com.br/canais/cursos-e-eventos.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.