Top Log: Grupo Pão de Açucar certifica fornecedores

Publicado em
16 de Fevereiro de 2011
compartilhe em:

O Grupo Pão de Açúcar  reune seus fornecedores nesta quarta-feira (16) para entrega da certificação TOP LOG. O evento, que acontece no Centro de Convenções do WTC, em São Paulo, reunirá cerca de 170 fornecedores das categorias Mercearia, Perecíveis, Frutas, Legumes e Verduras, Eletro, Drogaria, Bazar e Têxtil. 

Em sua sexta edição, o Top Log bate o recorde de certificações e certifica 48 fornecedores, sendo 28 deles pela primeira vez, como BDF Nívea, Camil, Kimberly-Clark, Procter & Gambel e Polenghi.  Um dos destaques do evento fica com a Colgate, única empresa que pelo sexto ano consecutivo ganha a certificação.

Enéas Pestana, CEO do Grupo fará a abertura do encontro que contará ainda com palestras e discussões sobre os temas relacionados as necessidades e avanços na área de logística e abastecimento com consultores do setor. Segundo Marcelo Lopes, diretor executivo de Logística do GPA, esse é um dos maiores desafios de toda cadeia de valor. "Nos últimos cinco anos, o Grupo Pão de Açúcar vem num processo de melhoria contínua da eficácia da cadeia de abastecimento desde a indústria até as gôndolas de nossas lojas. Em parceria com nossos fornecedores e num esforço conjunto, buscamos permanentemente superar os obstáculos decorrentes do crescimento do país". Os vice-presidentes Hugo Bethlem, José Roberto Tambasco e Ramatis Rodrigues também participam o evento.

O  Top Log  identifica e reconhece as empresas com as melhores performances na Cadeia de Abastecimento a  partir de uma serie de métricas.  Entre os critérios adotados para avaliação dos fornecedores, está o impacto relacionado ao meio ambiente e desenvolvimento social, pontualidade, prazo e qualidade nas entregas, transmissão eletrônica de notas fiscais e colaboração entre logística GPA e dos fornecedores. "Somente com o trabalho colaborativo - indústria e varejo - é possível a evolução dos processos de abastecimento, não só para garantirmos a melhor experiência de compras aos nossos consumidores, mas também para contribuirmos com nossa sociedade através de ações efetivas que sustentem o meio ambiente", avalia Lopes.

A parceria com os fornecedores inclui ainda o monitoramento do nível de serviço, para evitar que os produtos faltem nas gôndolas; adequação e integração, com atenção às necessidades dos consumidores e  a redução no custo total de distribuição por meio de projetos colaborativos. "A evolução das certificações do Top Log é o exemplo do grau de compromisso de todos na melhoria da Cadeia de Abastecimento. O grande desafio para 2011 é estreitar ainda mais as relações comerciais e operacionais tornando nossa cadeia cada vez mais eficiente e sustentável", conta Paulo Leônidas, diretor de Abastecimento do Grupo.

Confira a lista das empresas vencedoras do Top Log 2010: 3M, Ajinomoto, Amauri Pinto Costa, Boa Vista, BDF Nivea, BCP Claro, Black Decker, Barilla, Barra Mansa, Camil, Capri, Colgate, Cosan, Cremer, Diageo, Emulzint Aditivos, Facepa, Grupo Seb (Arno), Hasbro, Heineken Brasil, Johnson & Johnson, Kellog, Kimberly-Clark, Kobber, Luciane Cabral, Maiori, Magario Frutas, MasterFoods, Megaware, Melita, Minalba, Nissin, Osram, Panasonic do Brasil, Polenghi, Predilecta, Procter, Quimica Amparo (Ypê), Raymundo da Fonte, Sadia, Santher, Sara Lee, SCJohnson, Unilever, Valbags Embalagens, Vitalis, Yoki.

SOBRE O TOP LOG

Criado em 2004, o Top Log busca, através do monitoramento e reconhecimento da eficiência logística, criar diferenciais que promovam ganhos para toda cadeia e promovam a integração e melhorias das operações da cadeia de suprimentos. "A missão da Cadeia de Suprimentos é garantir com excelência a máxima disponibilidade de produtos e serviços aos clientes, integrando os elos deste processo", destaca Marcelo Lopes. O objetivo da certificação é garantir melhoria contínua no nível de serviço logístico que se reflete no abastecimento das lojas e sortimento adequado para os clientes, na quantidade e variedade desejados, sempre respeitando o posicionamento de cada rede em todo o Brasil.

 

O ano de 2010 foi marcado pelo inicio da implantação do novo sistema ERP no Grupo Pão de Açúcar, que tem como objetivo permitir a gestão do abastecimento da cadeia "ponta-a-ponta", baseada na previsão da demanda futura de venda das lojas.

 

Alguns ganhos promovidos pelo programa:

 

 - TRANSMISSÃO EDI: Aumento de 13,5% de transmissão do espelho da nota fiscal EDI.

Aumento de 26,98% de transmissão do XML - (NFe - nota fiscal eletrônica).

 

- BACK HALL: Foram realizadas 8.385 coletas que proporcionaram redução de emissão de 697 toneladas de CO²

 

- VMI - ELETRO: Implantação de processo VMI e cross-docking para fornecedores de eletro-eletrônicos. Redução de três dias de estoque na cadeia.

- NIVEL DE SERVIÇO PARA FORNECEDORES DE FARMÁCIAS: Aumento de 72% para 88% de entrega realizada na data prevista OTIF (ON TIME IN FULL)

Aumento de 76% para 96% de acuracidade nas entregas (IN FULL)

 

- CERTIFICAÇÃO: Aumento do número de fornecedores certificados para 30,5% dos participantes de 2010.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.