A resposta é fácil!
O caminhão 6x2 (“trucado”) tem uma série de vantagens quando comparado com o 4x2 (“toco”):
- Maior Peso Bruto Total (PBT): 23 tons contra 16 tons;
- Maior estabilidade: com três eixos o caminhão tem maior estabilidade lateral;
- Para caminhão-trator 6x2 de forma similar as mesmas vantagens: com ainda o menor risco do acidente do tipo “L” ou “efeito canivete”, e menor risco de levar multas por excesso de peso nos eixos.
Mas em um quesito o 6x2 sempre perde para o 4x2: capacidade de rampa.
Esse item passa a ser relevante especialmente em rodovias rurais (estradas de terra). Por isso é comum utilizar 4x2 por exemplo na coleta de leite pelas estradas rurais até as fazendas. Mas qual a razão da menor capacidade de rampa do trucado?
- Menor peso no eixo de tração!
No 6x2 temos aproximadamente 8.500 kg na tração, enquanto no 4x2 temos 10.000 kg. Considerando um coeficiente de atrito de m = 0,45 e que, obviamente, o caminhão tem torque suficiente, os resultados são:
- Um caminhão 4x2 (16 tons de PBT) vence uma rampa de até 27,0% (15,1º).
- Um caminhão 6x2 (23 tons de PBT) vence uma rampa de apenas 15,5% (8,8º).
É claro que o condutor sabe disso, e suspende o 3º eixo do caminhão trucado quando precisa ganhar tração (aumenta o peso no eixo de tração), mas isso também alivia o eixo dianteiro e pode comprometer a dirigibilidade (o caminhão ficará “passarinhando”, como se fala na linguagem da estrada).
Por isso que “bom mesmo para a terra” é o 6x4: a diferença é enorme! Porque temos nesse modelo 17.000 kg nos eixos de tração:
- Um caminhão 6x4 (com 23 tons de PBT) vence uma rampa de 32,1% (17,8º) na terra.
Mais informações: www.trs.eng.br [email protected]
Eng. Rubem Penteado de Melo,DSc