Telemetria reduz consumo de combustível e número de acidentes

Publicado em
13 de Setembro de 2015
compartilhe em:

Entre as maiores preocupações no transporte rodoviário, além do monitoramento e roubo de cargas, estão a economia de combustível e a redução do número de acidentes nas estradas brasileiras. Para isso, a telemetria é a aliada ideal, pois diminui, em média, 10% dos custos de combustível, melhora a gestão de rotas e prazos de entrega, rastreia, em tempo real, veículos e motoristas, diminui o desgaste do veículo e as emissões de carbono, colaborando com o meio ambiente.


De acordo com Luiz Munhoz, diretor da MiX Telematics (www.mixtelematics.com.br), uma das líderes mundiais em soluções para gestão de frotas, outro ponto importante é a redução de acidentes. "Pesquisas indicam que o erro humano é responsável por 80% das colisões entre veículos motorizados", diz o executivo. "Por isso as empresas devem investir em tecnologia para tomar medidas preventivas e aumentar os níveis de segurança".

Mais benefícios

As soluções de telemetria possibilitam às empresas ranquearem seus melhores motoristas, atribuindo notas para cada evento, como estabelecer uma velocidade para pista seca e outra para molhada. Se o limpador de para-brisa for acionado, o sistema identifica que há chuva e a velocidade que deve ser respeitada no trecho, por exemplo.

Dessa forma, quem gerencia a frota consegue saber se o motorista obedeceu as regras. "As empresas que transportam cargas perigosas também têm essa preocupação, já que evitar acidentes reduz o risco de contaminação do meio ambiente", destaca.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.