Tecnologia proporciona economia em custos operacionais, acompanha desempenho dos veículos e melhora serviço à população

Publicado em
22 de Fevereiro de 2013
compartilhe em:

O recente aumento de preço do óleo diesel em 5,4% deve elevar o valor das passagens de ônibus em todo o Brasil. Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o combustível representa cerca de 25% dos custos das empresas de transporte de passageiros. E como o diesel sofreu dois outros aumentos em 2012 – de 3,94% em junho e 6% em julho – a pressão sobre as tarifas deve ser ainda maior.

Algumas empresas de transporte de passageiros já contam com uma ferramenta para amenizar impactos como este: o Sistema de Monitoramento e Gestão de Frotas, desenvolvido pela Transdata Smart. Por meio da tecnologia de telemetria, o sistema registra, e acompanha online e à distância, uma série de indicadores de desempenho de cada veículo e motorista, como o consumo de combustível, a média de RPM (rotações por minuto) do motor, o tempo que o carro ficou parado com o motor ligado e aponta acelerações e frenagens bruscas, que aumentam o gasto de diesel.

O Sistema de Monitoramento e Gestão de Frota permite que a empresa desenvolva projetos de otimização das linhas existentes, redefinindo, por exemplo, o trajeto ideal para reduzir a quilometragem ociosa (rodada sem passageiros) entre a garagem e o ponto inicial ou entre o ponto final e a garagem. “Em alguns casos, a economia de combustível nesses trajetos pode chegar a 50%”, explica Devanir Magrini, diretor Comercial da Transdata.

Outra vantagem é visualização, na mesma tela, da localização de todos os carros em tempo real e do tempo estimado de chegada ao próximo ponto de parada. Isso permite ao operador tomar decisões mais rápidas e corretas, sobre o momento de liberar “carros-extra” para atender uma demanda maior de passageiros.

Ao acompanhar o posicionamento de cada ônibus, os gestores também podem agir à distância para evitar atrasos nas viagens e a formação de “comboios” (quando dois ou mais carros da mesma linha trafegam muito próximos). “Essas melhorias também refletem na redução do consumo de combustível”, explica Magrini.

A ferramenta da Transdata Smart mantém um histórico dos indicadores, que pode ser acompanhado de acordo com cada motorista, carro ou linha. Com base nesses dados, o gestor pode extrair relatórios com o ranking dos melhores condutores da empresa ou identificar aqueles que precisam ser encaminhados aos cursos de reciclagem.

O sistema também ajuda a identificar outras oportunidades de adequações em itinerários, como a distância ideal entre os pontos de paradas, levando em consideração as características do trânsito local, como semáforos e cruzamentos.

“O Monitoramento e Gestão de Frotas reduz o custo operacional e melhora as margens de ganho das empresas de transporte coletivo, além de aumentar a eficiência e qualidade do serviço para a população. E ainda contribui para um trânsito melhor em toda a cidade, reduzindo o desperdício de combustível”, completa o diretor da Transdata.

A Transdata Smart é pioneira no Brasil em sistema de bilhetagem eletrônica e outras soluções de automação em transporte de passageiros. Sediada em Campinas (SP), atua há 19 anos em mais de 150 cidades no Brasil, Argentina e Colômbia.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.