Substituto do bitrem

Publicado em
11 de Outubro de 2013
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Tendência é cavalo mecânico 8x2 e carreta de três eixos substitui bitrem com muitas vantagens

 

Composição 8x2 para 37,5 t decarga líquida

Quando as composições bitrem de 57 t de PBTC surgiram, elas fizeram muito sucesso por aumentar a eficiência no transporterodoviário. Porém, como a busca por eficiência não para, um novo tipo de composição surgido na Fenatran de 2009 já é sucesso entre alguns transportadores que já a utilização. Trata-se da composição formada por um cavalo mecânico 8x2 tracionando uma carreta tradicional de três eixos, porém, com os eixos reposicionados e o chassi reforçado em pontos estratégicos.


Enquanto o bitrem carrega 57 t de PBTC (Peso Bruto Total Combinado), mas com tara média de 21 t, portanto com sobra média de 36 t para carga líquida, a composição 8x2 tem PBTC de 54,5 t, tara de 17 t e carga líquida de 37,5 t. As vantagens continuam com o aumento de segurança, maior liberdade de circulação por não precisar das autorizações que o bitrem necessita, além da economia em pneus. O bitrem precisa de 34 pneus, já o 8x2 com o implemento de três precisa de 24 pneus.


Segundo o idealizador da composição 8x2, Cláudio Montanha, da Montanha Implementos Rodoviários, concessionário autorizado Noma do Brasil, para se ter sucesso nesse tipo de composição o trabalho de instalação do quarto eixo no cavalo mecânico (a partir de um trator 6x2) e a construção do implemento precisam ser muito bem feitos. “Por questões de segurança, o quarto eixo precisa ser direcional, ou seja, não pode ser autodirecional, e precisa ser da mesma marca do caminhão”, reforça o empresário.


Cláudio Montanha lembra que tem composição que já rodou mais de 400 mil quilômetros sem problemas, como a da Penacol/Ambev, que ainda roda com pneus originais, segundo o empresário. A Nutrigranja conta com cinco graneleiros 8x2 (foto) que apresentam consumo de diesel entre 2,75 km/l e 2,95 km/l e consumo de pneu similar ao de um bitrem.
O sucesso da composição criada por Cláudio Montanha tem despertado interesse dos fabricantes de caminhões e, já em 2014, deverá surgir cavalos mecânicos originais de fábricas na configuração 8x2, a exemplo do que já existe no segmento de semipesados. A Scania deverá ser uma das primeiras a sair com esse tipo de produto, já que a empresa está com protótipos em fase de teste para homologação.

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