A adesão a novos sistemas desenvolvidos por startups de transporte é uma das alternativas para reduzir os gargalos na entrega de encomendas, no segmento conhecido como ‘last mile’. Atualmente, metade de cada mil pedidos de entregas chagam fora do prazo solicitado pelo cliente, segundo estimativa da consultoria especializada em e-commerce Synapcom. O aumento da eficiência também pode impactar positivamente a economia, uma vez que o setor de logística é responsável por quase 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, a soma de todas as riquezas produzidas por um país.
Embora a busca por inovação seja intensa, especialistas avaliam que os problemas logísticos ainda geram perdas no setor. O CEO da Movetogo e especialista em transporte, Claudio Alvadjian, avalia que o setor segue rumo a um futuro promissor, com novas possibilidades de inovação. “Empresas estão se adaptando, mesmo diante de um processo custoso e de infraestrutura precária do país. Portanto, cada vez mais será necessária a busca por novas tecnologias que facilitem o monitoramento e a condução dos processos de entrega dos produtos, sempre com foco na melhora do relacionamento com o cliente”, diz.
São questões relacionadas à infraestrutura rodoviária, segurança, alta taxa de tributação e até mesmo falta de cuidados durante o transporte. Para ser considerado eficiente, o processo entrega para qualquer pessoa deve ser realizado dentro de um prazo de até três horas, após a coleta, dentro dos grandes centros urbanos. “Algumas empresas operam com peso de até 500 quilos em São Paulo e Grande São Paulo, o que é um bom sinal. O mais importante é buscar sistemas que ofereçam o método mais ágil, com o menor prazo de entrega”, observa Alvadjian.