SP proibirá caminhão na Marginal Pinheiros

Publicado em
29 de Julho de 2010
compartilhe em:

O prefeito Gilberto Kassab (DEM), anunciou a ampliação da restrição a caminhões na capital e o fim do rodízio dos VUCs (veículos urbanos de carga, com até 6,30 metros de comprimento). A expectativa da prefeitura é começar a implantar a medida nas próximas semanas, a depender de ajustes da CET em relação à sinalização e à comunicação aos motoristas.

"Vamos ter um prazo, depois de implantadas as medidas, sem multas. É uma etapa de educação dos usuários. Depois disso, começa a fiscalização, com autuações", afirmou o secretário de Transportes, Marcelo Branco. O anúncio foi feito durante evento realizado no Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo).

A circulação de caminhões passa a ser proibida nas avenidas Roberto Marinho e Bandeirantes e na marginal Pinheiros, das 5h às 21h. "É uma forma de coibir a utilização nessas avenidas de veículos que tem condições de utilizar o Rodoanel", afirmou o secretário. Com a medida, a prefeitura espera que a lentidão no trânsito, nessas vias, diminua em até 20%, em horários de pico. Já os VUCs eram permitidos, com rodízio, na zona de máxima restrição, das 10h às 16h.

Nos dias pares, apenas veículos com placas pares podiam transitar. Nos dias ímpares, apenas veículos com placas ímpares. Com a mudança, todos os VUCs cadastrados na prefeitura poderão circular dentro da zona de máxima restrição em São Paulo, em horário permitido (das 10h às 16h e das 21h às 5h). Segundo o secretário, a intenção é que a cidade seja servida por caminhões menores e que os caminhões grandes saiam de circulação do centro expandido da cidade.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.