Sindipesa pede atualização da regra de escolta de pás eólicas

Publicado em
02 de Março de 2015
compartilhe em:

O SINDIPESA oficiou o DNIT com pedido de urgência para atualização da Portaria DNIT Nº 1.011, que regulamenta a substituição de Batedor da PRF por 2 batedores credenciados no transporte de pás eólicas.

A entidade justificou a medida em função dos problemas que as transportadoras estão enfrentando para transportar pás eólicas cada vez maiores e fundamentais para ajudar o país a fugir do racionamento, mas sem poder contar com escolta da PRF que enfrenta cortes no orçamento e problemas além da falta de contingente até de recursos para abastecer as viaturas.

Lembramos que o país conta com uma grande quantidade de empresas credenciadas pela própria PRF para prestar esse tipo de serviço e a única maneira de uma rápida solução para o problema é substituir o policial rodoviário na tarefa de escoltar cargas especiais.

A exemplo do que faz o estado de São Paulo, os policiais devem ser utilizados para vistoriar as cargas, os veículos, a sinalização e as AET’s e o serviço de escolta deve ser transferido para os batedores credenciados.

Sabemos que já há estudos da PRF e do DNIT nessa direção e o que precisamos é que esse processo ser agilizado para gerar uma série de boas notícias, aliás do que se ressente o setor de transporte de cargas especiais, que vive uma das maiores crises da sua história, depois da desaceleração do projetos da Petrobrás.

 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.