Sinal vermelho para carga pesada no bairro de Lourdes

Publicado em
27 de Abril de 2010
compartilhe em:

Os caminhões de peso superior a 5 t e comprimento acima de 6,5 m não têm mais passagem liberada em todos os horários no bairro de Lourdes, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Desde ontem, eles estão proibidos de circular no local entre 7h e 9h e entre 17h e 20h, durante a semana, e das 7h às 9h aos sábados. Motoristas que desrespeitarem a regra poderão ser punidos com quatro pontos na carteira e receber multa de R$ 85.

"Hoje (ontem) a gente está implementando outra fase do disciplinamento que começamos em 2007. Isso já foi feito no hipercentro e Savassi. O próximo vai ser no Barro Preto, em maio", explicou o coordenador de projetos de trânsito da BHTrans, José Carlos Ladeira.

Ladeira informou que, no período de um ano, haverá essa janela entre 9h e 17h para que transportadoras e comerciantes se adaptem à nova realidade. Após esse período, o objetivo é impedir o acesso de veículos de carga pesada no local entre 7h e 20h durante a semana e das 7h às 15h aos sábados, como já acontece no hipercentro.

Na opinião de Ulisses Martins Cruz, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Minas Gerais, a norma deveria ter algumas exceções. "Para carretas, tudo bem. Mas, para caminhões de mudança, por exemplo, não deveria ser assim, porque tem condomínios que não aceitam mudanças à noite, entre outros", afirmou.

Segundo ele, o aumento de custos para as empresas será de 18%. "Serão precisos mais caminhões e mais funcionários, e isso nos faz gastar mais e repassar para o consumidor", explicou Cruz.

Marcos Innecco, diretor do conselho da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do hipercentro, acredita que a situação tende a piorar após a adoção dos horários definitivos. "Vamos sentir mais quando for em período integral", avaliou.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.