Siemens fornece 150 turbinas para eólica offshore na Holanda

Publicado em
08 de Agosto de 2014
compartilhe em:

Contrato está orçado em 3 bilhões de euros; planta tem capacidade instalada de 600MW

Crédito: Getty Images

Com um orçamento total de quase 3 bilhões de euros, o consórcio Gemini assinou, nesta semana, todos os contratos referentes à construção, operações e financiamento para o maior parque eólico offshore já instalado na Holanda. Para este projeto, a Siemens entregará 150 turbinas eólicas com capacidade de 4MW cada e um diâmetro de rotor de 130 metros, respectivamente. Com mais de 20 partes envolvidas, 70% do valor total será fornecido com base no financiamento do projeto.

A planta possui capacidade total instalada de 600 MW, geração de 2,6 TWh de energia por ano. Quando estiver em plena operação, a usina eólica irá fornecer energia para um milhão e meio de pessoas. A quantidade de energia equivale a uma redução na emissão de CO2 em 1,25 milhão de toneladas por ano.

Para a Siemens, este é o primeiro pedido de um parque eólico offshore em águas holandesas. O acordo de serviço e manutenção do projeto Gemini, com 15 anos de duração, é a mais longa ordem de contrato da história da Siemens Energy Service.

A parceria apresenta um conceito altamente avançado de logística para plataformas offshore. Pela primeira vez, um helicóptero estará permanentemente disponível para o projeto e um navio de operações de serviço, especialmente projetado e construído, ficará alocado no parque. Para assegurar maior disponibilidade da turbina, o trabalho de manutenção poderá ser realizado quase a qualquer momento, independentemente das condições climáticas ou da altura das ondas.

“Com este projeto, estamos entrando em um dos mais importantes mercados eólicos offshore emergentes da Europa”, disse Markus Tacke, CEO da divisão de Energia Eólica da Siemens Energy.

A divisão das ações do projeto Gemini tem como principal acionista Northland Power Inc., um produtor canadense independente de energia, com 70%. O setor de Serviços Financeiros da Siemens detém 20%, e participações menores pertencem à Van Oord (10%) e à HVC (10%), um empreendimento conjunto formado por 48 municípios holandeses e por seis órgãos reguladores de abastecimento de água.

 
Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.