Setor de implementos rodoviários consolida recuperação

Publicado em
12 de Agosto de 2013
compartilhe em:

Vendas cresceram 5,4% entre janeiro e julh

REDAÇÃO AB

O setor de implementos rodoviários segue o ano em ritmo de recuperação. A produção do segmento já soma 100,3 mil unidades entre janeiro e julho, com elevação de 5,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Anfir, associação que reúne os fabricantes do setor. As exportações seguiram na direção contrária e diminuíram 12,5%, com 2,4 mil unidades. 

-Veja aqui os dados da Anfir 

Apesar do crescimento do mercado interno, os desempenhos foram diferentes entre as linhas leve e pesada. Enquanto as vendas de reboques e semirreboques avançaram 30%, para 38,7 mil equipamentos, os negócios na área de carrocerias sobre chassis diminuíram 5,8%, para 61,5 mil unidades. 

A Anfir avalia que a queda nas vendas de implementos da linha leve é consequência da restrição do acesso ao crédito para os clientes. Ainda assim, o setor de serviços aqueceu os negócios, com demanda por equipamentos para a distribuição de mercadorias em centros urbanos. No caso do setor pesado, de reboques e semirreboques, a demanda foi estimulada pela safra recorde de grãos, pelas obras de construção civil e pela produção industrial.
Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.