Setor automotivo tem 18 mil funcionários em “layoff” ou férias coletivas, diz Anfavea

Publicado em
23 de Julho de 2015
compartilhe em:

 

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Luiz Moan, evitou dar estimativas de quantos trabalhadores entrariam no Programa de Proteção ao Emprego (PPE).
Setor automotivo tem 18 mil funcionários em “layoff” ou férias coletivas

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, afirmou na última terça-feira que o setor tem 18 mil funcionários atualmente em regime de suspensão temporária do contrato de trabalho (“layoff”) ou em férias coletivas. Mas ele evitou dar estimativas de quantos trabalhadores entrariam no Programa de Proteção ao Emprego (PPE) – criado para tentar evitar o aumento nas demissões no país.

“O que nós temos é uma convicção que há um excedente de pessoal nas fábricas. Prova disso é o número de funcionários em “layoff” ou em férias coletivas que as montadoras estão mantendo. O último dado que nós temos é que cerca de 18 mil funcionários estão em “layoff” ou em férias coletivas”, afirmou.

Segundo ele, a decisão sobre quantos trabalhadores serão incluídos no programa vai depender de cada empresa. “É uma visão individual de cada empresa na negociação com o sindicato. As empresas já estão conversando, todas já tinham uma ideia de como seria o programa. E agora vão estudar com os sindicatos qual será o caminho. Tenho impressão de que rapidamente no nosso setor teremos adesões ao programa”, afirmou. Perguntado se o PPE vai impedir demissões neste ano, ele reafirmou que o assunto depende de cada empresa.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.